Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB
Atual
Edições
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 37, jan./jun. 2014
n. 37, jan./jun. 2014
Dossiê "Inter/multiculturalidade e formação de professores"
Publicado:
2014-07-01
Texto completo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.776
332 p.
PDF
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.777
p. 5-7
PDF
Ponto de Vista
Interferências culturais: @ pesquisador@ integral na vacuidade amorosa
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.753
Jacques Gauthier
p. 15-29
PDF
Dossiê
Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.754
Adir Casaro Nascimento
p. 33-46
PDF
Las trampas de la interculturalidad
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.756
Bartomeu Melià
p. 47-54
PDF
Delimitación de fronteras territoriales interculturales a partir de experiencias colegiadas de formación
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.758
Rossana Stella Podestá Siri
p. 55-70
PDF
Desarrollo educativo intercultural: fronteras jurídicas e institucionales permeadas, pero transiciones etnoculturales y sociolingüísticas en juego social
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.764
Héctor Muñoz Cruz
p. 71-88
PDF
Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771
Reinaldo Matias Fleuri
p. 89-106
PDF
Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.772
Ahyas Siss, Otair Fernandes
p. 107-119
PDF
Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.773
Eugenia Portela de Siqueira Marques
p. 121-139
PDF
Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas – os indígenas no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.774
Antonio H. Aguilera Urquiza
p. 141-154
PDF
Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775
José Licínio Backes
p. 155-164
PDF
Artigos
Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755
Ana Ignez Belém Lima Nunes, João Batista Carvalho Nunes
p. 167-185
PDF
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.760
Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussami Ferrari Leite
p. 187-199
PDF
Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.761
Simone Marques Lima, Ademar de Lima Carvalho
p. 201-214
PDF
A racionalidade subjacente à práxis do professor no contexto da educação superior
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.762
Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Ludmila de Almeida Freire, Maria Marina Dias Cavalcante
p. 215-226
PDF
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763
Silvia Maria Martins
p. 227-246
PDF
Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.765
Nerli Nonato Ribeiro Mori
p. 247-261
PDF
Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.766
Roberta Muriel Cardoso, José Dias Sobrinho
p. 263-273
PDF
A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.767
Terezinha Oliveira, Meire Aparecida Lóde Nunes
p. 275-293
PDF
O velho Jornal: voz dos anseios socioeducativos em Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.768
Vania Regina Boschetti
p. 295-307
PDF
Tecnologias sociais e a educação para a práxis sociocomunitária
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.769
Renato Kraide Soffner
p. 309-319
PDF
Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.744
Nerli Nonato Ribeiro Mori
Resenha
Pesquisar, bricolar, reinventar e subverter
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.770
Genivaldo Frois Scaramuzza
p. 323-327
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Mais Lidos
A comunidade científica em educação: uma abordagem crítica
708
Os discursos em torno da ideologia de gênero, o kit gay e a homofobia no curso de Pedagogia em uma universidade estadual da Bahia
695
O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social
257
O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica
203
Movimento livre e desenvolvimento da autonomia dos bebês na creche: contribuições da Abordagem Pikler
176
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems