Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB
Atual
Edições
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
n. 37, jan./jun. 2014
n. 37, jan./jun. 2014
Dossiê "Inter/multiculturalidade e formação de professores"
Publicado:
2014-07-01
Texto completo
332 p.
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.776
Editorial
p. 5-7
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.777
Ponto de Vista
Interferências culturais: @ pesquisador@ integral na vacuidade amorosa
Jacques Gauthier
p. 15-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.753
Dossiê
Fronteiras étnico-culturais e fronteiras da exclusão e o diálogo com as culturas ancestrais: uma construção difícil, mas possível
Adir Casaro Nascimento
p. 33-46
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.754
Las trampas de la interculturalidad
Bartomeu Melià
p. 47-54
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.756
Delimitación de fronteras territoriales interculturales a partir de experiencias colegiadas de formación
Rossana Stella Podestá Siri
p. 55-70
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.758
Desarrollo educativo intercultural: fronteras jurídicas e institucionales permeadas, pero transiciones etnoculturales y sociolingüísticas en juego social
Héctor Muñoz Cruz
p. 71-88
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.764
Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais
Reinaldo Matias Fleuri
p. 89-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.771
Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações
Ahyas Siss, Otair Fernandes
p. 107-119
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.772
Inter/multiculturalidade e formação continuada de educadores: o protagonismo do movimento social negro por uma Pedagogia Decolonial
Eugenia Portela de Siqueira Marques
p. 121-139
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.773
Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas – os indígenas no ensino superior
Antonio H. Aguilera Urquiza
p. 141-154
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.774
Estudos curriculares no Brasil: o (não) lugar dos conceitos de interculturalidade, multiculturalismo, hibridismo, raça, etnia e gênero
José Licínio Backes
p. 155-164
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.775
Artigos
Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente
Ana Ignez Belém Lima Nunes, João Batista Carvalho Nunes
p. 167-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755
Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor
Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussami Ferrari Leite
p. 187-199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.760
Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Simone Marques Lima, Ademar de Lima Carvalho
p. 201-214
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.761
A racionalidade subjacente à práxis do professor no contexto da educação superior
Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Ludmila de Almeida Freire, Maria Marina Dias Cavalcante
p. 215-226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.762
O profissional de apoio na rede regular de ensino: a precarização do trabalho com os alunos da Educação Especial
Silvia Maria Martins
p. 227-246
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.763
Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar
Nerli Nonato Ribeiro Mori
p. 247-261
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.765
Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos
Roberta Muriel Cardoso, José Dias Sobrinho
p. 263-273
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.766
A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone
Terezinha Oliveira, Meire Aparecida Lóde Nunes
p. 275-293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.767
O velho Jornal: voz dos anseios socioeducativos em Sorocaba
Vania Regina Boschetti
p. 295-307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.768
Tecnologias sociais e a educação para a práxis sociocomunitária
Renato Kraide Soffner
p. 309-319
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.769
Educação e inclusão em escolas de educação básica: análise preliminar
Nerli Nonato Ribeiro Mori
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.744
Resenha
Pesquisar, bricolar, reinventar e subverter
Genivaldo Frois Scaramuzza
p. 323-327
PDF
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.770
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Mais Lidos
As relações de poder nas desigualdades de gênero na educação e na sociedade
217
Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas
166
O ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica
159
La teoría del aprendizaje significativo y el lenguaje
99
Aprendizagem significativa subversiva
85
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems