Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.761Resumo
O presente artigo é resultado pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indagou-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Optou-se pela pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso e os depoimentos de oito professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Rondonópolis, MT. Os resultados evidenciam que os desafios enfrentados para ensinar a Matemática nos primeiros anos de escolarização se inserem em questões centradas, na formação do professor e na organização da escola, e têm, primordialmente, natureza pedagógica.
Palavras-chave: Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.
Referências
BISSOLLI DA SILVA, C. S. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. Diário Oficial da União. Resolução n. 1, 15.5.2006, n. 92, Seção 1, p. 11-12, 16 de maio de 2006. Disponível em: <http://www.cmconsultoria.com.br/legislaçao/resoluções>. Acesso em: 18 jan. 2010.
______. Ministério da Educação e do Desporto Secretaria de Educação Fundamental. Lei n° 9394/96. LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. Campinas, SP: Papirus, 1996.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUFMT, 2005.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FIORENTINI, Dario. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. Zetetiké, v. 3, n. 4, p. 1-38, 1995.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia do oprimido. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1995.
GATTI, Bernadete A.; NUNES, Marina Muniz Rosa. Formação de Professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2008. (Relatório final: Pedagogia).
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.
KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas: Papirus, 1987.
KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.
LÜDKE, Menga; ANDRÈ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino).
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas: uma introdução à pedagogia crítica nos fundamentos da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 353 p.
MONTALVÃO, E. C ; MIZUKAMI, M. G. N. Conhecimentos de futuras professoras das séries iniciais de Ensino Fundamental: Analisando situações concretas de ensino e aprendizagem. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (Org.). Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. São Paulo: EduUFSCar, 2002.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1992.
______. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.
PARO, Victor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum de educação. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção questões da nossa época, 135 p.).
PIAGET, Jean. Epistemologia genética. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
______. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1988.
PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 15. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
RIOS, Terezinha Azeredo. Ética e competência. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.
SHEIBE, Leda. Diretrizes Curriculares para o curso de pedagogia: trajetória longa e inconclusa. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007. Disponível em? <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 13 set. 2009.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. 205 p.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed., 14. reimp. São Paulo: Atlas, 2006.
UFMT/CUIABÁ. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Cuiabá: UFMT, [s.d.]
UFMT/CUR. Graduação em Pedagogia – Licenciatura: Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Licenciatura. Rondonópolis: UFMT/CUR, 2009.
UNEMAT. Licenciatura Plena em Pedagogia - Campus Universitário Jane Vanini em Cáceres. Disponível em: <http://www.unemat.br/faculdade/faed>. Acesso em: 18 jan. 2010.
UNIC. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Cuiabá: UNIC, 2010.
UNIVAG. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Várzea Grande: UNIVAG, 2007.
______. Plano de Ensino da disciplina Teoria e Práticas das Ciências e Matemática. Várzea Grande: UNIVAG, 2009.
VEIGA, Ilma Passos A. et al. Licenciatura em Pedagogia: realidades, incertezas, utopias. 2. ed.Campinas: Papirus, 2001.
______. A aventura de formar professores. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.