Entre memórias e silêncios: repensando as questões curriculares afrocentradas na era pós-colonial
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1932Palavras-chave:
Epistemologias Afrorreferenciadas Decoloniais, Saberes Pluriversais, pedagogias pós-coloniaisResumo
Este artigo investiga a intersecção entre colonialismo e educação, enfatizando a necessidade de repensar paradigmas educacionais sob a lente de epistemologias afrorreferenciadas decoloniais. Destaca a prevalência do pensamento eurocêntrico que perpetua o silenciamento de saberes não europeus, como característica do projeto ocidental. Com uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e a vivência em contexto de racialização em Portugal, o artigo propõe uma virada epistemológica, a qual busca reconhecer e valorizar conhecimentos pluriversais, desmantelando práticas que desumanizam os povos colonizados. O trabalho argumenta a favor de uma educação carregada de compromisso político, desafiando a ideia de neutralidade educativa. O artigo se estrutura em três seções: explorando a "ferida colonial" e como ela se manifesta nas práticas educativas contemporâneas; o “epistemicídio”, enfatizando a educação como veículo para a manutenção de poder e dominação; e a “tessitura de percursos educativos”, contemplando caminhos para abordagens pós-coloniais, que buscam curar as marcas deixadas por uma história de exclusão. Os resultados indicam que uma abordagem educacional decolonial, que valoriza a diversidade de saberes e culturas, torna essencial desmantelar estruturas opressivas e semear novos horizontes. O artigo conclui ressaltando a importância da descolonização como uma questão de cura, e a necessidade de identificar e combater modelos de dominação na sociedade como um todo.
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo da história única. TED Ideas worth spreeading, [s.l.], 2009. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story?language=pt. Acesso em: 3 jun. 2023.
BASTOS, Rogério Lustosa. Marcuse e o homem unidimensional: pensamento único atravessando o Estado e as instituições. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 111-19, 2014.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed UFJF, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Encontros: Paulo Freire. [Organização de Sergio Cohn]. Rio de Janeiro: Beco do Azougue Editorial, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
HOOKS, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução: Tadeu Breda, Ednéia Gonçalves e Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como pratica da liberdade. São Paulo:
WMF Martins Fontes, 2013.
INSTITUTO DE ESTUDOS LATINO-AMERICANOS [IELA]. Abya Yala. IELA, Florianópolis, 2022.
KILOMBA, Grada. Introdução. In: FANON, Frantz. Pele negra, Máscaras brancas. Tradução: Sebastião Nascimento. São Paulo: Editora Ubu, 2020a.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2020b.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2015.
MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Tradução: Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014.
MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 71-103
MOTA NETO, João Colares da. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: Editora CRV, 2016.
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: educação e descolonização. Rio de Janeiro: Mórula Editora, 2021.
SANTOS, Antônio Bispo. Colonização, quilombos: modos e significações. 2. ed. Brasília: Ayô, 2023.
STOER, Stephen; CORTESÃO, Luisa. “Levantando a pedra”: da pedagogia Inter/ Multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Edições Afrontamento, 1999.
STOER, Stephen; MAGALHÃES, António. A diferença somos nós: a gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. Porto: Afrontamento, 2005.
WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Education Policy Analysis Archives, Tempe, v. 26, p. 83, 2018. Doi: https://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3874
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PATRICIA BARONI, Helena Maria Cosi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.