ENEM: matriz e itens para a educação escolar

Autores/as

  • Maria Cecilia Guedes Condeixa

Resumen

O conteúdo deste artigo tem origem em palestras e pequenos cursos para professores da educação básica,privada ou pública, sobre avaliação em larga escala, de modo geral, e o ENEM, em particular. Apresentamosos contextos em que foram realizadas as práticas de formação e discutimos o uso de matrizes e itens doEnem como subsídios para a pedagogia que valoriza a resolução de problemas e o desenvolvimento decapacidades cognitivas e conceituais do estudante da educação básica. Decodificamos a estratégia deproblematização do antigo ENEM, denominada “situação-problema”, com características bem definidas eque foi confirmada no Novo ENEM. Além disso, compartilhamos nossas reflexões sobre impactos dessasmudanças da política pública na educação escolar.

Biografía del autor/a

Maria Cecilia Guedes Condeixa

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Consultora independente em avaliação e currículo, autorade livros educativos.

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Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Condeixa, M. C. G. (2013). ENEM: matriz e itens para a educação escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/74

Número

Sección

Dossiê