ENEM: matriz e itens para a educação escolar

Authors

  • Maria Cecilia Guedes Condeixa

Abstract

O conteúdo deste artigo tem origem em palestras e pequenos cursos para professores da educação básica,privada ou pública, sobre avaliação em larga escala, de modo geral, e o ENEM, em particular. Apresentamosos contextos em que foram realizadas as práticas de formação e discutimos o uso de matrizes e itens doEnem como subsídios para a pedagogia que valoriza a resolução de problemas e o desenvolvimento decapacidades cognitivas e conceituais do estudante da educação básica. Decodificamos a estratégia deproblematização do antigo ENEM, denominada “situação-problema”, com características bem definidas eque foi confirmada no Novo ENEM. Além disso, compartilhamos nossas reflexões sobre impactos dessasmudanças da política pública na educação escolar.

Author Biography

Maria Cecilia Guedes Condeixa

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USP. Consultora independente em avaliação e currículo, autorade livros educativos.

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Published

2013-05-31

How to Cite

Condeixa, M. C. G. (2013). ENEM: matriz e itens para a educação escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (33). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/74

Issue

Section

Dossiê