Formação de professores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada: breves considerações
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.772Resumo
O artigo é um convite à reflexão acerca da importância da formação de educadores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada voltada para sociedades caracterizadas não apenas pelas diversidade cultural e desigualdade social mas sobretudo, por possuírem uma herança escravista e colonial que a estrutura e às suas relações, como é o caso da sociedade brasileira. Trata-se de um dos mais importantes problemas que nos desafia a todos, professores, pesquisadores e alunos cuja centralidade é o compromisso da produção de conhecimentos nos campos conformados pela educação e pelas relações étnico-racial, social, política e ideológica problematizando, ressignificando e a instituindo em um processo efetivamente democrático na perspectiva de negros e indígenas. Esse foi o tema do V Seminário Internacional: Fronterias Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão – inter/multiculturalidade e formação de educadores, realizado em 2012, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Multiculturalimo.
Referências
BANKS, J. A. Multicultural Education: Historical Development, Dimensions and Pratice. In: BANKS, J.; BANKS, C. A. M. (Org.). Handboock of research on multicultural education. New York: MacMilian, 1995.
FLEURI, R. M. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, maio/ago. 2003.
GOLLNICK, D. M. National and State Iniciatives for Multicultural Education In: BANKS, J.; BANKS, C. A. M. (Org.). Handboock of research on multicultural education. New York: MacMilian, 1995.
GRANT, C. A.; TATE, W. F. Multicultural education through the lens of the multicultural education reserarch and schools. In: Banks, J.; Banks, C. A. M. (Org.). Handboock of research on multicultural education. New York: MacMilian, 1995.
GOMES, N. L. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, B. S.; MENEZES, M. P. (Org.). Epistemologia do sul. São Paulo: Cortez, 2010.
GONÇALVES, L. A. O.; SILVA, P. B. G. Multiculturalismo e educação: do protesto de rua a propostas e políticas. Educação e Pesquisa. Revista de Educação da USP, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 109-123, jan./jun. 2003.
______. O jogo das diferenças: multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
LINHARES, C. F. S. A escola e seus profissionais: tradições e contradições. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1997.
STOER, S. Desocultando o vôo das andorinhas: educação inter/multicultural crítica como movimento social. In: J. A. Correia; L. Cortesão; S. Stoer (Org.) Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001.
WIEVIORKA, M. L’espace du racisme. Paris: Seuil, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.