Formação de professores na perspectiva de uma ­educação culturalmente diversificada: breves ­considerações

Autores/as

  • Ahyas Siss Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Otair Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.772

Resumen

O artigo é um convite à reflexão acerca da importância da formação de educadores na perspectiva de uma educação culturalmente diversificada voltada para sociedades caracterizadas não apenas pelas diversidade cultural e desigualdade social mas sobretudo, por possuírem uma herança escravista e colonial que a estrutura e às suas relações, como é o caso da sociedade brasileira. Trata-se de um dos mais importantes problemas que nos desafia a todos, professores, pesquisadores e alunos cuja centralidade é o compromisso da produção de conhecimentos nos campos conformados pela educação e pelas relações étnico-racial, social, política e ideológica problematizando, ressignificando e a instituindo em um processo efetivamente democrático na perspectiva de negros e indígenas. Esse foi o tema do V Seminário Internacional: Fronterias Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão – inter/multiculturalidade e formação de educadores, realizado em 2012, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Multiculturalimo.

Biografía del autor/a

Ahyas Siss, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Otair Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Ciências Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Siss, A., & Fernandes, O. (2014). Formação de professores na perspectiva de uma ­educação culturalmente diversificada: breves ­considerações. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 107–119. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.772

Número

Sección

Dossiê