Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do Rio Grande do Sul
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa de avaliação de política educacional. Trata-se da análise da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Rio Grande do Sul. O PAR é a principal ação da política pública “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”. O Plano de Metas é uma das políticas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado pelo Ministério de Educação em 2007. A pesquisa é realizada em uma amostra de 38 municípios do Rio Grande do Sul abrangendo o período de 2008-2011.
Referências
BALL, Stephen. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BATISTA. N. C. Política nacional de formação de conselheiros municipais de educação: uma experiência de rede em gestão democrática? Revista Brasileira de Política e Adminstração daEducação, Porto Alegre, v. 26, n. 3, set/dez. 2010.
BATISTA. N. C. et al. Implementação de planos de ações articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. In: FARENZENA, Nalú (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. Pelotas: UFPel, 2012. p. 91-120,
BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming educations and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <www.mec.gov.br>.
FARENZENA, Nalú (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. Pelotas: UFPel, 2012.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
NEPGE. Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Apoio ao desenvolvimento da educação básica em redes municipais de ensino dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e Paraíba. Projeto de Extensão. Porto Alegre. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.
WERLE, Flavia O. C. O nacional e o local: ingerência e permeabilidade na educação brasileira. São Paulo: Editora Universidade São Francisco, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.