Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do Rio Grande do Sul

Authors

  • Neusa Chaves Batista UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Cleusa Conceição Terres Schuch UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Daniela Borba Burgie UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Elena Maria Billig Mello UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
  • Isabel Leticia Pedroso de Medeiros Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/POA).

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa de avaliação de política educacional. Trata-se da análise da implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios do Rio Grande do Sul. O PAR é a principal ação da política pública “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação”. O Plano de Metas é uma das políticas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado pelo Ministério de Educação em 2007. A pesquisa é realizada em uma amostra de 38 municípios do Rio Grande do Sul abrangendo o período de 2008-2011.

Author Biographies

Neusa Chaves Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutora em Educação, Universidade Federal do Rio
Grande do Sul

Cleusa Conceição Terres Schuch, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do
Rio Grande do Sul.

Daniela Borba Burgie, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Mestranda em Educação, Universidade Federal do
Rio Grande do Sul.

Elena Maria Billig Mello, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutora em Educação, Universidade Federal do
Pampa (Unipampa).

Isabel Leticia Pedroso de Medeiros, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED/POA).

Doutora em Educação, Secretaria Municipal de
Educação de Porto Alegre (SMED/POA).

References

BALL, Stephen. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BATISTA. N. C. Política nacional de formação de conselheiros municipais de educação: uma experiência de rede em gestão democrática? Revista Brasileira de Política e Adminstração daEducação, Porto Alegre, v. 26, n. 3, set/dez. 2010.

BATISTA. N. C. et al. Implementação de planos de ações articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. In: FARENZENA, Nalú (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. Pelotas: UFPel, 2012. p. 91-120,

BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A. Reforming educations and changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.

BRASIL, LDB. Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <www.mec.gov.br>.

FARENZENA, Nalú (Org.). Implementação de planos de ações articuladas municipais: uma avaliação em quatro estados brasileiros. Pelotas: UFPel, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

NEPGE. Núcleo de Estudos de Política e Gestão da Educação. Apoio ao desenvolvimento da educação básica em redes municipais de ensino dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e Paraíba. Projeto de Extensão. Porto Alegre. Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009.

WERLE, Flavia O. C. O nacional e o local: ingerência e permeabilidade na educação brasileira. São Paulo: Editora Universidade São Francisco, 2005.

Published

2013-05-31

How to Cite

Batista, N. C., Schuch, C. C. T., Burgie, D. B., Mello, E. M. B., & Medeiros, I. L. P. de. (2013). Análise da implementação do Plano de Ações Articuladas em municípios do Rio Grande do Sul. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (34). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/58

Issue

Section

Dossiê