Reestruturação produtiva, tecnologias da informação e competências em educação: algumas questões para o debate

Autores

  • Dirce Maria Falcone Garcia UNIUBE

Resumo

Este artigo busca mostrar algumas relações entre as mudanças no sistema produtivo, as inovações tecnológicas, sobretudo as relacionadas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e seus reflexos nos paradigmas educacionais. São focalizadas as questões relacionadas à centralidade atribuída à noção de competência na reestruturação dos sistemas de ensino e das questões pedagógicas. O objetivo é suscitar o debate sobre suas vinculações com as tecnologias da informação e comunicação, e a racionalidade que domina a reestruturação do capitalismo.

Biografia do Autor

Dirce Maria Falcone Garcia, UNIUBE

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas.
Professora do Mestrado em Educação da UNIUBE.

Referências

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

BARRETO, R. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, jul./dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e tecnológica.

Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília, 1999.

BURNIER, S. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos In: Pedagogia. Disponível em:<www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273e.htm>. Acesso em: 25 nov. 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

DELORS, J. Os quatro pilares da educação. Disponível em: <http://infoutil.org/4pilares/text-cont/delors-pilares.htm 08/09/2004>.

FERRETTI, C.; SILVA, J.R. Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e Técnico. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES/UNICAMP, ano XXI, n. 70, p. 80-100, abr. 2000.

FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1999.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1996.

HIRATA, H. Competências e divisão social do trabalho no contexto dos novos paradigmas produtivos. [S.l.: s.n.], 1996.

KUENZER, A. Z. Dossiê Ensino Médio. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES/UNICAMP, ano XXI, n. 70, abr. 2000.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2003.

MACHADO, L. A Institucionalização da lógica das competências. In: Pro-posições, Campinas: UNICAMP-Faculdade de Educação, v. 13, n. 1 (37), jan./abr. 2002.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, L.L.C.P. Formação dos professores na cultura do desempenho. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.

STOER, S.R.; MAGALHÃES, A. Educação, conhecimento e sociedade em rede. In: Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: CEDES, v. 24, n. 85, p. 1179-1202, dez. 2003.

TANGUY, L.; ROPÉ, F. Saberes e competências. Campinas: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Garcia, D. M. F. (2013). Reestruturação produtiva, tecnologias da informação e competências em educação: algumas questões para o debate. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/454

Edição

Seção

Dossiê