Reestruturação produtiva, tecnologias da informação e competências em educação: algumas questões para o debate

Autores/as

  • Dirce Maria Falcone Garcia UNIUBE

Resumen

Este artigo busca mostrar algumas relações entre as mudanças no sistema produtivo, as inovações tecnológicas, sobretudo as relacionadas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e seus reflexos nos paradigmas educacionais. São focalizadas as questões relacionadas à centralidade atribuída à noção de competência na reestruturação dos sistemas de ensino e das questões pedagógicas. O objetivo é suscitar o debate sobre suas vinculações com as tecnologias da informação e comunicação, e a racionalidade que domina a reestruturação do capitalismo.

Biografía del autor/a

Dirce Maria Falcone Garcia, UNIUBE

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas.
Professora do Mestrado em Educação da UNIUBE.

Citas

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2000.

BARRETO, R. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 2, jul./dez. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e tecnológica.

Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio. Brasília, 1999.

BURNIER, S. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos In: Pedagogia. Disponível em:<www.senac.br/informativo/BTS/273/boltec273e.htm>. Acesso em: 25 nov. 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

DELORS, J. Os quatro pilares da educação. Disponível em: <http://infoutil.org/4pilares/text-cont/delors-pilares.htm 08/09/2004>.

FERRETTI, C.; SILVA, J.R. Mudanças em sistemas estaduais de ensino em face das reformas no Ensino Médio e Técnico. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES/UNICAMP, ano XXI, n. 70, p. 80-100, abr. 2000.

FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1999.

HARVEY, D. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1996.

HIRATA, H. Competências e divisão social do trabalho no contexto dos novos paradigmas produtivos. [S.l.: s.n.], 1996.

KUENZER, A. Z. Dossiê Ensino Médio. Educação e Sociedade. Campinas: CEDES/UNICAMP, ano XXI, n. 70, abr. 2000.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2003.

MACHADO, L. A Institucionalização da lógica das competências. In: Pro-posições, Campinas: UNICAMP-Faculdade de Educação, v. 13, n. 1 (37), jan./abr. 2002.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, L.L.C.P. Formação dos professores na cultura do desempenho. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1145-1157, set./dez. 2004.

STOER, S.R.; MAGALHÃES, A. Educação, conhecimento e sociedade em rede. In: Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez; Campinas: CEDES, v. 24, n. 85, p. 1179-1202, dez. 2003.

TANGUY, L.; ROPÉ, F. Saberes e competências. Campinas: Papirus, 1997.

Publicado

2013-09-23

Cómo citar

Garcia, D. M. F. (2013). Reestruturação produtiva, tecnologias da informação e competências em educação: algumas questões para o debate. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/454

Número

Sección

Dossiê