A função social da escola na ótica de Adolfo Lima, um educador português anarco-sindicalista

Autores

  • Luiz Carlos Barreira UNISO

Resumo

Na história da educação portuguesa, Adolfo Lima comparece como um dos principais expoentes do movimento escolanovista e um dos maiores divulgadores das idéias libertárias no campo da educação e do ensino em Portugal. De 1906 a 1914, esse eminente intelectual português foi professor de Sociologia na Escola Oficina Nº. 1 de Lisboa, escola mantida pela Sociedade Promotora de Escolas, que era uma associa­ção controlada pela fração republicana da maçonaria portuguesa. Criada em 1905, essa escola foi inicialmente concebida para proporcionar uma educação técnico-profissional à infância operária. Com a chegada de Adolfo Lima e de outros professores anarquistas a essa escola, uma outra forma de educar começou a ser nela experimentada. O principal objetivo deste artigo é discutir essa experiência, mais especificamente as idéias anarquistas que deram forma a esse novo modo de educar.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Barreira, UNISO

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso.

Referências

BANDEIRA, Filomena. Emílio Martins Costa (referência 255). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003a.

______. José Carlos de Sousa (referência 825). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003b.

CANDEIAS, António. Educar de outra forma: a Escola Oficina nº 1 de Lisboa, 1905-1930. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1994.

______. Adolfo Ernesto Godfroy de Abreu e Lima (referência 453). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.

CASTELO, Cláudia. César Pôrto (referência 686). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord. geral). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.

FERREIRA, Manuela. Deolinda Lopes Vieira (referência 895). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.

FIGUEIRA, Manuel Henrique. António Godfroy de Abreu e Lima (referência 456). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.

LIMA, Adolfo. Educação social. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.14, p. 163-64, 31 de jul. 1913a.

______. Educar. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.6, p. 61-63, 31 de mar. 1913b.

______. Programas e métodos. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.2, p. 13-14, 31 de jan. 1913c.

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Barreira, L. C. (2013). A função social da escola na ótica de Adolfo Lima, um educador português anarco-sindicalista. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (22). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/285

Edição

Seção

Artigos