A função social da escola na ótica de Adolfo Lima, um educador português anarco-sindicalista
Abstract
Na história da educação portuguesa, Adolfo Lima comparece como um dos principais expoentes do movimento escolanovista e um dos maiores divulgadores das idéias libertárias no campo da educação e do ensino em Portugal. De 1906 a 1914, esse eminente intelectual português foi professor de Sociologia na Escola Oficina Nº. 1 de Lisboa, escola mantida pela Sociedade Promotora de Escolas, que era uma associação controlada pela fração republicana da maçonaria portuguesa. Criada em 1905, essa escola foi inicialmente concebida para proporcionar uma educação técnico-profissional à infância operária. Com a chegada de Adolfo Lima e de outros professores anarquistas a essa escola, uma outra forma de educar começou a ser nela experimentada. O principal objetivo deste artigo é discutir essa experiência, mais especificamente as idéias anarquistas que deram forma a esse novo modo de educar.
References
BANDEIRA, Filomena. Emílio Martins Costa (referência 255). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003a.
______. José Carlos de Sousa (referência 825). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003b.
CANDEIAS, António. Educar de outra forma: a Escola Oficina nº 1 de Lisboa, 1905-1930. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1994.
______. Adolfo Ernesto Godfroy de Abreu e Lima (referência 453). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.
CASTELO, Cláudia. César Pôrto (referência 686). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord. geral). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.
FERREIRA, Manuela. Deolinda Lopes Vieira (referência 895). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (Coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.
FIGUEIRA, Manuel Henrique. António Godfroy de Abreu e Lima (referência 456). In: NÓVOA, António; BANDEIRA, Filomena. (coord.). A Educação Portuguesa: corpus documental (séc. XIX-XX) – Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Imagens Obrigatórias (versão digital), 2003.
LIMA, Adolfo. Educação social. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.14, p. 163-64, 31 de jul. 1913a.
______. Educar. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.6, p. 61-63, 31 de mar. 1913b.
______. Programas e métodos. Educação – Revista Quinzenal de Pedagogia. Lisboa, Ano I, n.2, p. 13-14, 31 de jan. 1913c.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.