Medo no cotidiano escolar de professores

Autores

  • Eliete Jussara Nogueira Universidade de Sorocoba (UNISO)

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que procurou investigar sobre o medo contemporâneo e o cotidiano escolar. As características do mundo atual, entre elas as incertezas, as crises, as injustiças, as guerras, as catástrofes, as misérias e os medos generalizados que fazem parte do cotidiano dos habitantes desse mundo líquido moderno levou a questionamentos sobre as relações humanas presentes no cotidiano escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, procurou refletir qual o maior medo do professor. Entre os maiores medos está o de não cumprir com as expectativas, com a indisciplina dos alunos e com o desemprego. O medo pode provocar modos de interação distintos dos ideais perseguidos pela educação: solidariedade, ações coletivas que promovam redes de relações mais humanas, entre outros.

Biografia do Autor

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocoba (UNISO)

Psicóloga (Pucamp). Doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocoba (UNISO).

Referências

BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

CRUZ, L. Línguas cortadas? Medo e silenciamento no trabalho do professor. Niterói: EDUFF/Intertexto; São Paulo: Xamã, 2005.

DELUMEAU, J. Histórias do medo no Ocidente: 1350-1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DUBY, G. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1997.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

JASMIN, M. O despotismo democrático, sem medo e sem Oriente. In: NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MATOS, O. C. F. Vestígios: escritos de filosofia e crítica social. São Paulo: Palas Athena, 1998.

NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.

ORTIZ, R. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’água, 1997.

SENNETT, R. O declínio do homem público: tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SFEZ, L. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.

SMART, B. A Pós-Modernidade. Portugal: Publicações Europa-América, 1993.

TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.

Downloads

Publicado

2013-06-07

Como Citar

Nogueira, E. J. (2013). Medo no cotidiano escolar de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/205

Edição

Seção

Artigos