Medo no cotidiano escolar de professores

Autores/as

  • Eliete Jussara Nogueira Universidade de Sorocoba (UNISO)

Resumen

Este artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa que procurou investigar sobre o medo contemporâneo e o cotidiano escolar. As características do mundo atual, entre elas as incertezas, as crises, as injustiças, as guerras, as catástrofes, as misérias e os medos generalizados que fazem parte do cotidiano dos habitantes desse mundo líquido moderno levou a questionamentos sobre as relações humanas presentes no cotidiano escolar. A partir de uma pesquisa qualitativa, procurou refletir qual o maior medo do professor. Entre os maiores medos está o de não cumprir com as expectativas, com a indisciplina dos alunos e com o desemprego. O medo pode provocar modos de interação distintos dos ideais perseguidos pela educação: solidariedade, ações coletivas que promovam redes de relações mais humanas, entre outros.

Biografía del autor/a

Eliete Jussara Nogueira, Universidade de Sorocoba (UNISO)

Psicóloga (Pucamp). Doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocoba (UNISO).

Citas

BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

______. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

CRUZ, L. Línguas cortadas? Medo e silenciamento no trabalho do professor. Niterói: EDUFF/Intertexto; São Paulo: Xamã, 2005.

DELUMEAU, J. Histórias do medo no Ocidente: 1350-1800, uma cidade sitiada. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

DUBY, G. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos. São Paulo: Unesp, 1997.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1989.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.

IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

JASMIN, M. O despotismo democrático, sem medo e sem Oriente. In: NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.

LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MATOS, O. C. F. Vestígios: escritos de filosofia e crítica social. São Paulo: Palas Athena, 1998.

NOVAES, A. (Org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: SENAC, 2007.

ORTIZ, R. Um outro território: ensaios sobre a mundialização. São Paulo: Olho d’água, 1997.

SENNETT, R. O declínio do homem público: tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SFEZ, L. Crítica da comunicação. São Paulo: Loyola, 1994.

SMART, B. A Pós-Modernidade. Portugal: Publicações Europa-América, 1993.

TUAN, Y. F. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.

Publicado

2013-06-07

Cómo citar

Nogueira, E. J. (2013). Medo no cotidiano escolar de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (30). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/205

Número

Sección

Artigos