Da exclusão à formação para a inclusão no contexto da educação das relações étnico-raciais: relato autobiográfico
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1908Palavras-chave:
Educação étnico-racial, Pesquisa autobiográfica, formação de professores(as)Resumo
A educação étnico-racial tem se tornado tema cada vez mais relevante nas discussões sobre formação de professores(as), justamente pelos desafios e silenciamentos no contexto escolar. Visando contribuir com o debate, este estudo tem como objetivo apresentar um relato autobiográfico sobre o processo de escolarização de uma professora negra em formação, visando problematizar a importância da educação das relações étnico-raciais. Assim, pautadas na linha de pesquisa autobiográfica, que contempla a memória docente como forma de reflexão para desenvolvimento acadêmico-profissional, apresentamos um relato autobiográfico que encontra-se organizado em função da escolarização de uma menina negra e da formação inicial de uma professora negra. Considera-se que, para avançar na compreensão do desenvolvimento das políticas e práticas antirracistas na educação brasileira, é necessário mapear e analisar as ações pedagógicas que vêm sendo realizadas nas escolas e nas universidades, sendo importante ouvir os principais sujeitos desse processo.
Referências
AGUIAR, A. B. O debate em torno das ações políticas do Movimento Negro no processo histórico da Lei 10.639/2003. Revista História Hoje, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 273-93, 2021.
ARAÚJO, Aldevane de Almeida; SOARES, Emanoel Luis Roque. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Revista Pemo, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-14, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 20 jul. 2023.
BRASIL. Portaria MEC n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020.
BRASIL. Lei n. 11. 645, de 10 de março de 2008. Que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História” e Cultura Afro-Brasileira e indígena. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 22 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC; SEF, 2004. Disponível em: http://www.uel.br. Acesso em: 22 maio 2022.
BRASIL. Casa Civil. lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10639-9-janeiro-2003-493157-veto-13762-pl.html#:~:text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%209.394,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 22 maio 2023.
BUENO, B. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Revista Educação e pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fZLqw3P4fcfZNKzjNHnF3mJ/#ModalHowcite. Acesso em: 27 jun. 2023.
COELHO, M. C.; COELHO, W. N. B. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores! Educar em Revista, Curitiba, v. 37, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77098
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
FONTENELE, Z. V.; CAVALCANTE, M. P. Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FvVRWqm6VPnjPdQZH53qMdc/. Acesso em: Acesso em: 6 fev. 2024.
GONÇALVES, S. A.; ROMERO, T. R.; AMORIM, M. F. Autobiografia docente: o percurso da construção da identidade étnico-racial na formação de uma professora. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 1, p. 281-98, 2020.
HAVES, E. A. O livro didático e sua presença em aulas de História: contribuições da etnografia. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 77, p. 159-81, set. 2019.
IVENICKI, A. Perspectivas multiculturais para o currículo de formação docente antirracista. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), Curitiba, v. 12, n. 32, p. 30–45, 2020. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/890. Acesso em: 6 fev. 2024.
LIMA, I. T. G.; BRASILEIRO, L. T. A cultura afro-brasileira e a Educação Física: um retrato da produção do conhecimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/xfYGyW3rQhBgwjXkypvN4Sy/. Acesso em: 15 nov. 2023.
MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADO-TORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (Org). Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019.
NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009.
OLIVEIRA, T. N. Africanizando o currículo escolar: desmitificando o ensino da cultura afro-brasileira. Garimpus: Revista de Linguagens, Educação e Cultura na Chapada Diamantina, Seabra, v. 2, n. 1, p. 122-34, 2021. Disponível em: https://homologacao.revistas.uneb.br/index.php/garimpus/article/view/11969/8029. Acesso em: 24 nov. 2023.
PEIXOTO, R.; SANTOS, S. F. Law 10639/2003: thoughts on the afro-brazilian culture and the usage of imagery in school and educational processes. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12798. Acesso em: 8 dec. 2023.
RANGHETTI, D. S. A pesquisa autobiográfica como espaço de reflexão e ressignificação da ação docente. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 3, n. 1, 2004.
REIS, M. N.; ANDRADE, M. F. F. O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 17, n. 202, p. 1-11, mar. 2018. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/41070. Acesso em: 22 nov. 2023.
RIBEIRO, D.; GAIA, R. S. P. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Revista Linhas Críticas, v. 27, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-04312021000100118&script=sci_arttex. Acesso em: 12 nov 2023.
RODRIGUES, A. C.; BARONI, P. R.; HONORATO, R. F. S. 20 anos da Lei 10.639: conversas curriculares entre saberes, práticas e políticas antirracistas. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 7-19, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/80242. Acesso em: 10 dez. 2023.
SANTOS, N. F. Sankofa: saberes e práticas de professores pedagogos para a Educação das Relações Étnico-Raciais em cursos de licenciatura em química do IFRN. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
SANTOS. U. G. Livros didáticos: contribuição para aplicação no ensino decoelo história e cultura afro-brasileira e indígena em instituições de ensino públicos e particulares. Revista África e Africanidades, Rio de Janeiro, ano 3, n. 10, ago 2010.
SOUZA, M. S. A implementação das leis 10.639/2003 e a 11.645/2008 na rede de ensino de Lapão: uma proposta de intervenção curricular intercultural. 2017. 131f. Dissertação. (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal da Bahia (UFB), Salvador, 2017.
TEIXEIRA, M. A.; CRUZ, D. O. A formação identitária negra frente à educação antirracista: uma análise a partir da narrativa autobiográfica. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 421-39, 2020. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30482 Acesso em: 5 fev. 2024.
VASCONCELOS, T. C.; GOUVEIA, V. V..; SOUZA FILHO, M. L.; SOUSA, D. M. F.; JESUS, G. R. Preconceito e intenção em manter contato social: Evidências acerca dos valores humanos. Psico-USF, Campinas, v. 9, n. 2, p. 147-54, 2004. Disponível em https://www.scielo.br/j/pusf/a/73rcVcHHJRRJDK4vLsrr6Pb/. Acesso em: 6 fev. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiana Cristina Vasconcelos, Thainara Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.