A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Célia Regina de Carvalho UFMS, Campus de Naviraí, MS
  • Josefa A. G. Grigoli UCDB

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência realizado com professoras de séries iniciais do ensino fundamental procurando investigar como acontece a aprendizagem da docência durante o exercício da profissão e identificar como a escola contribui para o processo de aquisição de saberes profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se questio­nário semiestruturado, grupo focal e entrevista semiestruturada. O estudo demonstrou que a aprendizagem da docência envolveu a aquisição de saberes por meio da própria experiência em detrimento daqueles adquiridos com a colaboração de professores mais experientes em cursos de formação inicial e continuada ou pela troca de experiências, apontando para uma supervalorização da própria experiência.

Biografia do Autor

Célia Regina de Carvalho, UFMS, Campus de Naviraí, MS

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí, MS.

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2013-06-05

Como Citar

Carvalho, C. R. de, & Grigoli, J. A. G. (2013). A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/169

Edição

Seção

Artigos