A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Célia Regina de Carvalho UFMS, Campus de Naviraí, MS
  • Josefa A. G. Grigoli UCDB

Resumen

O presente artigo resulta de um estudo sobre o processo de aquisição de saberes profissionais no exercício da docência realizado com professoras de séries iniciais do ensino fundamental procurando investigar como acontece a aprendizagem da docência durante o exercício da profissão e identificar como a escola contribui para o processo de aquisição de saberes profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se questio­nário semiestruturado, grupo focal e entrevista semiestruturada. O estudo demonstrou que a aprendizagem da docência envolveu a aquisição de saberes por meio da própria experiência em detrimento daqueles adquiridos com a colaboração de professores mais experientes em cursos de formação inicial e continuada ou pela troca de experiências, apontando para uma supervalorização da própria experiência.

Biografía del autor/a

Célia Regina de Carvalho, UFMS, Campus de Naviraí, MS

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Naviraí, MS.

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Professora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

2013-06-05

Cómo citar

Carvalho, C. R. de, & Grigoli, J. A. G. (2013). A aprendizagem da docência: um estudo focalizando professoras de séries iniciais do ensino fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (28). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/169

Número

Sección

Artigos