Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310

Palavras-chave:

Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), escolha profissional, orientação profissional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar, devido ao reduzido número de estudos sobre escolha profissional para alunos que estão terminando o Ensino Fundamental, quais são os principais influenciadores na escolha pelo ensino médio na modalidade técnica, como também pela formação profissional (curso), e em que ordem de importância esses influenciadores se posicionam. Essas duas escolhas podem não compartilhar dos mesmos fatores influenciadores e nas mesmas ordens de importância, sendo nessa diferença que este estudo está fundamentado. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, realizada com adolescentes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), cujos resultados mostram que existem diferentes motivos para escolher entre uma formação de ensino médio na modalidade técnica e o curso.

Biografia do Autor

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação − Mestrado Profissional em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs) e coordenador-geral do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista (Unip).

Piagetti Júnior Pires Arcy, Escola Técnica Estadual Jorge Street (Etec Jorge Street)

Mestrado em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs). Pós-graduação em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini / USP. Administração Gerencial pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).  Engenheiro mecânico pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Professor da Etec Jorge Street (SCS-Ceeteps).

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Publicado

2020-07-28

Como Citar

Miranda, N. A. de, & Arcy, P. J. P. (2020). Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310

Edição

Seção

Artigos