Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310Palavras-chave:
Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), escolha profissional, orientação profissional.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar, devido ao reduzido número de estudos sobre escolha profissional para alunos que estão terminando o Ensino Fundamental, quais são os principais influenciadores na escolha pelo ensino médio na modalidade técnica, como também pela formação profissional (curso), e em que ordem de importância esses influenciadores se posicionam. Essas duas escolhas podem não compartilhar dos mesmos fatores influenciadores e nas mesmas ordens de importância, sendo nessa diferença que este estudo está fundamentado. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa, realizada com adolescentes do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim), cujos resultados mostram que existem diferentes motivos para escolher entre uma formação de ensino médio na modalidade técnica e o curso.
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