Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos

Autores/as

  • Roberta Muriel Cardoso Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP
  • José Dias Sobrinho Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.766

Resumen

A importância da avaliação para garantir a qualidade em educação é consenso no setor educacional, tarefa prevista na legislação e necessária para o direito de atuação da livre iniciativa na educação superior. No Brasil, a avaliação deveria ser conduzida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/04. No entanto, é fundamental acompanhar a implantação deste Sistema, observando os atuais processos de regulação das Instituições de Ensino Superior e seus cursos, buscando discutir se o SINAES é um sistema implantado conforme sua concepção ou se estaria ameaçado por operações de fiscalização e controle por parte do Estado regulador.

Palavras-chave: Avaliação. Educação Superior. Regulação.

Biografía del autor/a

Roberta Muriel Cardoso, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Sorocaba (UNISO).E-mail:

José Dias Sobrinho, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.  Professor titular do PPGE da UNISO.

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Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Cardoso, R. M., & Dias Sobrinho, J. (2014). Avaliação e educação no Brasil: avanços e retrocessos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 263–273. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.766

Número

Sección

Artigos