Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente

Autores/as

  • Ana Ignez Belém Lima Nunes Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE
  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755

Resumen

Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas.

Palavras-chave: Formação de formadores. Modelos e estratégias formativos. Desenvolvimento docente.

 

Biografía del autor/a

Ana Ignez Belém Lima Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Nunes, A. I. B. L., & Nunes, J. B. C. (2014). Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 167–185. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755

Número

Sección

Artigos