Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente

Authors

  • Ana Ignez Belém Lima Nunes Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE
  • João Batista Carvalho Nunes Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755

Abstract

Discutem-se o papel do formador na formação continuada e os modelos e estratégias formativos para o desenvolvimento docente. Parte-se da análise do papel do formador, situando a complexidade de conceituar esse termo, assim como as fragilidades ainda presentes em sua formação. Defende-se a ideia de que a coerência entre a formação desejada para os professores e a formação de seus formadores é um aspecto fundamental para promover o desenvolvimento docente. Em seguida, denotam-se diversos modelos e estratégias de formação continuada, com suporte na literatura científica e de estudos realizados pelos autores. Ao final, esboçam-se propostas para a melhoria da formação continuada desde a perspectiva do desenvolvimento docente, a serem implementadas pelos órgãos gestores e/ou pelas escolas.

Palavras-chave: Formação de formadores. Modelos e estratégias formativos. Desenvolvimento docente.

 

Author Biographies

Ana Ignez Belém Lima Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

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Published

2014-07-01

How to Cite

Nunes, A. I. B. L., & Nunes, J. B. C. (2014). Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 167–185. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.755

Issue

Section

Artigos