Notas sobre a história da formação para o magistério: formação e profissionalização
Resumen
Este artigo é fruto de discussões e incursões teóricas que dão sustentabilidade ao projeto de pesquisa, “Memórias de professoras: um estudo sobre a escolarização em educandários paraenses nos anos 50/60”, do CED/UFPA; discute o processo de formação e profissionalização de professoras(es), desde sua gênese até os dias atuais, e tem dupla tarefa: a primeira discutir e refletir, ainda que de forma introdutória, o papel ou papéis desempenhado historicamente por professoras(es) bem como o processo de sua formação e, a segunda, servir de referencial (introdutório) para o processo de discussão acerca da temática tão necessária nos dia atuais e ao mesmo tempo remeter à academia e grupos ligados à temática, elementos outros para a compreensão e debate sobre a produção do conhecimento nessa área.
Citas
AEC DO BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Olímpica, 1965.
CARVALHO, Laerte Ramos de. In: HOLLANDA, S. R. História geral da civilização brasileira. São.Paulo: DIFEL, 1972.
CIPRIANO, Carlos Luckesi. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1984.
COSTA, Marisa C. Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.
KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução de Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fenari. Petropólis: Vozes, 1985.
LEMME, Paschoal. Memórias. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1988.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.
MARTINS, Maria Anita Viviane. O professor como agente político. São Paulo: Loyola, 1987.
NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto-Portugal: Editora Porto, 1992.
RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1992.
ROSÁRIO, Maria José Aviz. A organização da educação do Município de Belém-PA. De 1937 a 1945. Piracicaba, 1998. 145p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Bertrand, 1992.
SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: LDB trajetórias limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1999.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.