Notas sobre a história da formação para o magistério: formação e profissionalização

Authors

  • Maria José Aviz do Rosário Centro de Educação da Universidade Federal do Pará

Abstract

Este artigo é fruto de discussões e incursões teóricas que dão sustentabilidade ao projeto de pesquisa, “Memórias de professoras: um estudo sobre a escolarização em educandários paraenses nos anos 50/60”, do CED/UFPA; discute o processo de formação e profissionalização de professoras(es), desde sua gênese até os dias atuais, e tem dupla tarefa: a primeira discutir e refletir, ainda que de forma introdutória, o papel ou papéis desempenhado historicamente por professoras(es) bem como o processo de sua formação e, a segunda, servir de referencial (introdutório) para o processo de discussão acerca da temática tão necessária nos dia atuais e ao mesmo tempo remeter à academia e grupos ligados à temática, elementos outros para a compreensão e debate sobre a produção do conhecimento nessa área.

Author Biography

Maria José Aviz do Rosário, Centro de Educação da Universidade Federal do Pará

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestra em Educação (UNIMEP-SP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

References

AEC DO BRASIL. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro: Olímpica, 1965.

CARVALHO, Laerte Ramos de. In: HOLLANDA, S. R. História geral da civilização brasileira. São.Paulo: DIFEL, 1972.

CIPRIANO, Carlos Luckesi. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1984.

COSTA, Marisa C. Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1990.

KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução de Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fenari. Petropólis: Vozes, 1985.

LEMME, Paschoal. Memórias. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1988.

LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: DEL PRIORE, Mary (org). História das mulheres do Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez, 1997.

MARTINS, Maria Anita Viviane. O professor como agente político. São Paulo: Loyola, 1987.

NÓVOA, Antonio. Profissão professor. Porto-Portugal: Editora Porto, 1992.

RIBEIRO, Maria Luiza Santos. História da educação: a organização escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

ROSÁRIO, Maria José Aviz. A organização da educação do Município de Belém-PA. De 1937 a 1945. Piracicaba, 1998. 145p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Metodista de Piracicaba.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Bertrand, 1992.

SAVIANI, Demerval. A Nova Lei da Educação: LDB trajetórias limites e perspectivas. São Paulo: Autores Associados, 1999.

Published

2013-11-11

How to Cite

Rosário, M. J. A. do. (2013). Notas sobre a história da formação para o magistério: formação e profissionalização. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/550

Issue

Section

Dossiê