Os Desafios da Complexidade e a definição de novos saberes básicos

Autores/as

  • Antonio Cachapuz Universidade de Aveiro, Portugal
  • Idália Sá-Chaves Universidade de Aveiro, Portugal
  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Resumen

Neste momento, em vários países, nomeadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração científico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, através de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.

Biografía del autor/a

Antonio Cachapuz, Universidade de Aveiro, Portugal

Professor Catedrático, Universidade de Aveiro, Portugal

Idália Sá-Chaves, Universidade de Aveiro, Portugal

Professora auxiliar, Universidade de Aveiro, Portugal.

Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Professora adjunta, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

Citas

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Publicado

2013-11-06

Cómo citar

Cachapuz, A., Sá-Chaves, I., & Paixão, F. (2013). Os Desafios da Complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/540

Número

Sección

Dossiê