Os Desafios da Complexidade e a definição de novos saberes básicos

Authors

  • Antonio Cachapuz Universidade de Aveiro, Portugal
  • Idália Sá-Chaves Universidade de Aveiro, Portugal
  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Abstract

Neste momento, em vários países, nomeadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração científico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, através de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.

Author Biographies

Antonio Cachapuz, Universidade de Aveiro, Portugal

Professor Catedrático, Universidade de Aveiro, Portugal

Idália Sá-Chaves, Universidade de Aveiro, Portugal

Professora auxiliar, Universidade de Aveiro, Portugal.

Fátima Paixão, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Professora adjunta, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

References

Bohen, D.B. Strengthening Teaching through national Certification. Educational Leadership. 58 (8), p. 50-53, 2001.

CACHAPUZ, A.; SÁ-CHAVES, I.; PAIXÃO, F. Saberes básicos de todos os cidadãos no séc. XXI. Relatório do Estudo apresentado ao Conselho Nacional de Educação. Jun. 2002.

Decreto-Lei nº 6/2001, in Diário da República-I Série-A, nº 15 de 18 de Janeiro. Lisboa: ME, 2001.

Directrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.

FEITO ALONSO, R. Los retos de la escolaridad obligatoria. Barcelona: Ariel, 2000.

LE BOTERF, G. De la compétence à la navigation professionnelle. Paris: Les Éditions d´Organisation, 1997.

Lei de Directrizes e Bases. Lei nº 9.394. Brasília: MEC, 1996.

Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação (DEB), 2001.

Organização Curricular e Programas. 1º ciclo do Ensino Básico (2ª ed.). Lisboa: Ministério da Educação (DEB), 1998.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo-Brasil: Cortez, 2000.

MORIN, E.; LE MOIGNE, L. A inteligência do futuro. São Paulo-Brasil: Cortez, 2001.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books Inc, 1980.

PERRENOUD, D. Porquê construir competências a partir da escola? Cadernos Criap, Porto: ASA, 2001.

POSTMAN & WEINGARTNER, C. Teaching as a subversive activity. Penguin Educ., 1981.

Segovia Olmo, F.; Beltran Llera, J. El aula inteligente. Nuevo horizonte educativo. Madrid: Espasa, 1998.

SULEMAN, F. As competências profissionais-chave e a renovação dos perfis profissionais. In: CARNEIRO, Roberto (org.). O futuro da educação em Portugal: tendências e oportunidades. Lisboa: ME, 2001.

UNESCO. Educação um tesouro a descobrir, Relatório Delors (org.). Porto: ASA, 1996.

Published

2013-11-06

How to Cite

Cachapuz, A., Sá-Chaves, I., & Paixão, F. (2013). Os Desafios da Complexidade e a definição de novos saberes básicos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (14). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/540

Issue

Section

Dossiê