Considerações pedagógicas na abordagem transpessoal: passado e presente na educação
Resumen
O enfoque transpessoal, que chega a nós da Educação por intermétio da Psicologia, vem ganhando cada vez mais espaço na concepção de mundo e de vida. No Brasil, um número crescente de escolas oferece um ensino preocupado com a visão integral do ser humano (do aprendente), retomando clássicos da Pedagogia como Rousseau, Steiner, Montessori, Decroly, entre outros, atendendo a uma demanda de mercado extraordinariamente significativa. Entretanto, há raras publicações científicas ou acadêmicas, em nosso país, sobre Educação Transpessoal que possam fundamentar este fazer pedagógico. Este trabalho procura levantar alguns pontos de partida para que outros estudos auxiliem a estabelecer um caminho, teórico e prático, para este enfoque.
Citas
ALVES, Rubem. A gestação do futuro. Campinas: Papirus, l986.
BATESON, Gregory. Mind and Nature: a necessary unity. New York: Hampton, 2002.
_____. “Os homens são como a planta: a metáfora e o universo do processo mental”. In: LOVELOCK, James & MARGULIS, Lynn. Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Gaia, 19989, p. 35-44.
BOHM, David. A totalidade e a ordem implicada. Uma nova percepção da realidade. São Paulo: Cultrix, 1992.
CREMA, Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo paradigma. São Paulo: Summus, 1989.
DECROLY, Ovide. Coleção Os Pensadores. São Paulo:
KOESTLER, Arthur. O fantasma da máquina. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.
LANZ, Rudolf. A Pedagogia Waldorf. São Paulo: Cultrix, 1990.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação. São Paulo: Cortez, 1956.
MONTESSORI, Maria. A educação e a paz. Campinas: Papirus, 2003
_____. A mente absorvente. São Paulo: Nórdica, 1980.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. Entre o tempo e a eternidade. Lisboa: Gradiva, 1990.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
SANFELICE, José Luís. Sala de aula: uma intervenção no real!. In: MORAES, Régis de (org.) Sala de aula, que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1986, pp. 83-94.
STEINER, Rudolf. A arte da Educação. São Paulo: Antroposófica, 2003. v. 1 e 2.
_____. A educação da criança. São Paulo: Antroposófica, 1996.
TALBOT, Michel. O universo holográfico. 3.ed., São Paulo: Best Seller, 1991.
UNGER, Nancy M. O encantamento do humano - ecologia e espiritualidade. São Paulo: Loyola, 1990.
WEIL, Pierre. Holística: uma nova visão e abordagem do real. São Paulo, Palas Athena, 1990.
WILBER, Ken. O espectro da consciência. São Paulo: Cultrix, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.