Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no financiamento do Ensino Médio
Resumen
Esta análise prende-se ao trajeto dos recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desde suas raízes, no Contrato de Empréstimo nº 1052/OC-BR assinado em 24 de novembro de 1997 pela República Federativa do Brasil e pelo BID, até o seu desdobramento em Mato Grosso do Sul, por meio das políticas do Ministério de Educação e Cultura, desenvolvidas na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, em “Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio” (PROMED/Escola Jovem). Isso impõe explicitar, por meio dos estudos produzidos sobre o tema em questão, as determinações mais amplas desse financiamento, nascidas de Acordos de Cooperação entre o Brasil e o Banco Mundial, a que se vincula o BID, elucidando a relação do Brasil com esse organismo internacional, no longo percurso traçado desde a década de 1930 até a execução das ações do PROMED no Mato Grosso do Sul. A relação dos países em desenvolvimento com o Banco Mundial é o pano de fundo para que se compreenda os acordos de empréstimo, suas implicações e conseqüências.
Citas
BUENO, Maria Sylvia Simões. Políticas inclusivas, diretrizes e práticas excludentes: o ensino médio na perspectiva da educação básica. In: ZIBAS, Dagmar et al (org.). O Ensino Médio e a Reforma da Educação Básica. Brasília: Plano, 2001, p. 179-200.
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_____. O financiamento do Banco Mundial e a educação brasileira: 20 anos de cooperação internacional. In: TOMMASI, Lívia de; WARDE, Miriam Jorge; HADDAD, Sérgio (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2000.
_____. Perspectivas para a gestão e financiamento do ensino médio. In: ZIBAS, Dagmar et al (org.). O Ensino Médio e a Reforma da Educação Básica. Brasília: Plano, 2001, p. 135-156.
PABLO, Gentilli. Pós neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis: Vozes, 1999, p. 55.
SCHULTZ, Theodore W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
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_____. Prestação de Contas Parcial 1ª e 2ª parcelas: Convênio Nº 259/2000 I e II volumes. Campo Grande/MS, Secretaria de Estado de educação, 2003.
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_____. Parecer de Aprovação do Termo Aditivo pelo Conselho Diretor do Programa de melhoria e Expansão do Ensino Médio– PROMED. Brasília: MEC/SEMTEC, 2001.
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