O ensino médio na “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: possibilidades e limites de uma política educacional
Resumen
Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa História Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objeto o financiamento do Ensino Médio no período de 1999 a 2006, quando o estado de Mato Grosso do Sul (MS) foi administrado por duas gestões consecutivas sob a hegemonia político-partidária do Partido dos Trabalhadores (PT). O objetivo foi compreender as possibilidades e limites da política educacional “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição” para o ensino médio no estado de Mato Grosso do Sul, bem como a análise dos empréstimos oriundos do convênio do Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo utilizou como fontes a legislação em âmbito nacional e estadual, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação, documentos do convênio do Ministério da Educação e Cultura com o Banco Mundial que balizou o “Programa Expansão e Melhoria do Ensino Médio” (PROMED/Escola Jovem), Balanços Gerais de Contas de Governo produzidos pela Secretaria de Estado de Receita e Controle, Pareceres Técnicos emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e aliteratura pertinente à temática. Constamos que o estado de Mato Grosso do Sul, embora tivesse proposto no período, realizar uma política educacional contra-hegemônica, não conseguiu reverter historicamente os saldos de exclusão dessa etapa da educação básica brasileira.
Citas
ALVES, Gilberto Luiz. Índio e “identidade cultural” em Mato Grosso do Sul: o discurso do Movimento Guaicuru. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL AMÉRICA PLATINA: DIÁLOGO REGIONAL E DILEMAS CONTEMPORÂNEOS, 2., 2008. Campo Grande, MS: UFMS, 2008. v. 1.
ARANDA, Maria Alice de Miranda. A Constituinte Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (1999 a 2001): uma proposta de gestão democrática. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2004.
ARECO, Sabrina Miranda. Política educacional do Estado de Mato Grosso do Sul: o Programa Escola Guaicuru. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED-CENTRO OESTE, 9., 2008, Taguatinga, DF. Anais... Brasília, DF: UNB, 2008. v. 1, p. 633-647.
BANCO MUNDIAL. Educação secundária no Brasil: chegou a hora mundial. Washington, D.C.: Banco Mundial, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Seminário do Promed: consolida final de projeto, 2007. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/index.php/noticias-2007/938-seminario-do-promed-consolidarelatorio-final-de-projeto>. Acesso em: 10 abr. 2010.
______. Ministério da Educação. Parecer 016/00: solicitação de celebração de convênio de investimento, 2000.
______. Síntese de indicadores sociais – IBGE/2000.
______. Demográfico e contagem – IBGE/SIDRA/2006.
______. INEP/MEC. Sinopse estatística da Educação Básica 1999 a 2006. Brasília, 2008. Disponível em: <http:// www.inep.gov.br>. Acesso em: 1o set. 2009.
BRAZ, Terezinha Pereira. O financiamento do ensino médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul (1996-2006). 2008. 307p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
CASTRO, Claudio de Moura; CARNOY, Martin; WOLFF, Laurence. Las escuelas de secundaria em América Latina yel Caribe y la transición al mundo del trabajo. Washigton. D.C.: Banco Interamenricano de Desarrollo, 2000. Disponível em: <http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=1448766>. Acesso em: 24 abr. 2011.
DAVIES, Nicholas. O financiamento da educação e seus desafios. Eccos. Revista Científica, São Paulo, SP, v. 6, n. 1, p. 43-63, 2004.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo: Global, 1984.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. Políticas públicas de educação: a gestão democrática na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (1991 a 1994). 2001. 166p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2001.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espindola; D’ÁVILA, Jorge Luís. A convivência entre a “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição” e o Programa “Expansão e Melhoria do Ensino Médio”. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO, 24.; CONGRESSO INTERAMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, 3., Vitória, 2009. Anais... Niterói/Vitória: ANPAE - UFES/CE/PPGE, 2009. v. 1. p. 228-229.
______. A “Escola Guaicuru: vivendo uma nova lição”: A relação entre gestão e o financiamento para o ensino médio. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED – Centro-Oeste, 14., Taguatinga, DF, Anais... ANPED, junho de 2008.
GOMES, Candido Alberto; MORGADO, P. Cristina Chaves Rodrigues. Financiamento do ensino médio: transparência ou opacidade? Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, p. 223-240, 2007.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Proposta de Educação do Governo Popular de Mato Grosso do Sul – 1999/2002. Cadernos da Escola Guaicuru, n. 1, Campo Grande, 1999. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos)
______. Secretaria de Estado de Educação. Perspectivas pedagógicas para o ensino médio. Proposta político-pedagógica: 1999/2002. Caderno Escola Guaicuru, Campo Grande, v. 2.1, 2002. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos).
______. Secretaria de Estado de Educação. Caderno n. 11. Gestão Democrática. Campo Grande, 2000. (Série Constituinte Escolar 3o momento).
______. Secretaria de Estado de Educação. Programa Especial – Cursinho Popular. Cadernos da Escola Guaicuru, n. 6, Campo Grande, 2001. (Série Fundamentos Político-Pedagógicos).
MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1993.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, Vitor Marinho. O esporte pode tudo. In: MALINA, André; CESARIO, Sebastiana (Org.). Esporte: fator de integração e inclusão social? Campo Grande: UFMS, 2009.
PAIVA, Vanilda. Sobre o conceito de “capital humano”. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 113, jul. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742001000200010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 maio 2010.
PERONI, Vera Maria Vidal. Perspectivas da gestão democrática da educação na elaboração de políticas públicas: a constituinte escolar de Mato Grosso do Sul. Série Estudos, Campo Grande, n. 18, p. 49-62, jul./dez. 2004.
POCHMANN, Marcio; BLANES, Denise; AMORIM, Ricardo. Inclusão social uma utopia possível: impacto das políticas públicas de Mato Grosso do Sul. São Paulo: Cortez, 2006.
POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. Boitempo: São Paulo, 2001.
RODRIGUES, Romir de Oliveira. O Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Médio no Rio Grande do Sul (1999 a 2002): a afirmação do público na construção das políticas educacionais. 2006. 137p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
TONET, Ivo. Educação e concepções de sociedade. Universidade e Sociedade (ANDES), Brasília, n. 19, p. 35-53, 1999. Disponível em: <http://www.andes.org.br/ universidadeesociedade.htm>. Acesso em: 9 fev. 2010.
ZIBAS, Dagmar. Políticas atuais para o ensino médio. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 111, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000300011&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 3 abr. 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.