O fórum de discussão como espaço de pesquisa para análise de questões curriculares Stella Cecília

Autores/as

  • Stella Cecília Duarte Segereinch UCP

Resumen

O foco deste trabalho refere-se à utilização do fórum como espaço de pesquisa: (a) na interação professoraluno e aluno-aluno em um curso de EAD; e, (b) na discussão de especialistas de EAD sobre questões ligadas à área. Inicialmente, são apresentadas intervenções feitas em 15 grupos de interesse, criados em disciplina de Mestrado, em 2003, demonstrando que estes registros retratam com precisão a interação assincrônica estabelecida entre seus atores e permitem levantar evidências, com base em categorias teóricas pré-estabelecidas. Em relação à lista de discussão, tomou-se como exemplo 697 depoimentos da Lista de la Cátedra UNESCO de EAD, que, categorizados, vêm sendo utilizados como elemento gerador de novas questões.

Biografía del autor/a

Stella Cecília Duarte Segereinch, UCP

Doutora em Educação (UFRJ). Professora titular do Mestrado
em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Citas

BAUER, M.W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 39-63.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas-SP: Papirus, 2003.

MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000. p.133-173.

PALLOFF, R.M.; PRANT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RINAUDO, M.C.; CHIECHER, A.; DONOLO, D. Las listas de distribución como espacios de interacción entre tutores y alumnos. RED. Revista de Educación a Distancia, Murcia/Espanha, Num. 2, 1 de enero de 2002. Disponibilizado em http://www.um.es/ead/red/.Acessado em: 09/02/02.

SEGENREICH, S.C.D. A inserção da EAD no Ensino Superior: possibilidades e questões (projeto de pesquisa). Rio de Janeiro: UCP, mar. 2003a.

_____. Educação a distância 2003.2. Disciplina ministrada no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – UCP. (Documentos do Curso), 2003b.

SEGENREICH, S.C.D.; LEITE, K.C. Aprendizagem colaborativa on line em mestrado acadêmico presencial: um estranho no ninho? (texto encaminhado para congresso). Petrópolis-RJ: UCP, 2004.

SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 51-73.

ZAPATA ROS, M. Sistemas de educación a distancia a través de redes. Unos rasgos para La propuesta de evaluación de la calidad. In: Revista de Educación a Distancia (publicação digital), Murcia, Espanha, ano II, n. 9, 2003, 18p. Disponibilizado em: www.um.es/ead/red.Acessado em 20/11/2003.

Publicado

2013-09-24

Cómo citar

Segereinch, S. C. D. (2013). O fórum de discussão como espaço de pesquisa para análise de questões curriculares Stella Cecília. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/455

Número

Sección

Dossiê