O fórum de discussão como espaço de pesquisa para análise de questões curriculares Stella Cecília
Abstract
O foco deste trabalho refere-se à utilização do fórum como espaço de pesquisa: (a) na interação professoraluno e aluno-aluno em um curso de EAD; e, (b) na discussão de especialistas de EAD sobre questões ligadas à área. Inicialmente, são apresentadas intervenções feitas em 15 grupos de interesse, criados em disciplina de Mestrado, em 2003, demonstrando que estes registros retratam com precisão a interação assincrônica estabelecida entre seus atores e permitem levantar evidências, com base em categorias teóricas pré-estabelecidas. Em relação à lista de discussão, tomou-se como exemplo 697 depoimentos da Lista de la Cátedra UNESCO de EAD, que, categorizados, vêm sendo utilizados como elemento gerador de novas questões.
References
BAUER, M.W.; AARTS, B. A construção do corpus: um princípio para a coleta de dados qualitativos. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 39-63.
KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas-SP: Papirus, 2003.
MASETTO, M.T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000. p.133-173.
PALLOFF, R.M.; PRANT, K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RINAUDO, M.C.; CHIECHER, A.; DONOLO, D. Las listas de distribución como espacios de interacción entre tutores y alumnos. RED. Revista de Educación a Distancia, Murcia/Espanha, Num. 2, 1 de enero de 2002. Disponibilizado em http://www.um.es/ead/red/.Acessado em: 09/02/02.
SEGENREICH, S.C.D. A inserção da EAD no Ensino Superior: possibilidades e questões (projeto de pesquisa). Rio de Janeiro: UCP, mar. 2003a.
_____. Educação a distância 2003.2. Disciplina ministrada no Mestrado em Educação da Universidade Católica de Petrópolis – UCP. (Documentos do Curso), 2003b.
SEGENREICH, S.C.D.; LEITE, K.C. Aprendizagem colaborativa on line em mestrado acadêmico presencial: um estranho no ninho? (texto encaminhado para congresso). Petrópolis-RJ: UCP, 2004.
SILVA, M. Criar e professorar um curso online: relato de experiência. In: SILVA, Marco (org.). Educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 51-73.
ZAPATA ROS, M. Sistemas de educación a distancia a través de redes. Unos rasgos para La propuesta de evaluación de la calidad. In: Revista de Educación a Distancia (publicação digital), Murcia, Espanha, ano II, n. 9, 2003, 18p. Disponibilizado em: www.um.es/ead/red.Acessado em 20/11/2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.