Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares

Autores/as

  • Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Universidade Estácio de Sá (RJ)

Resumen

Nas relações estabelecidas entre desigualdades sociais e possibilidades educacionais favorecidas pela apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, emerge a seguinte questão: como crianças e jovens, pertencentes a diferentes classes sociais, concretizam a sua relação / utilização das mídias? Para responder a essa indagação foram ouvidos gestores, professores e alunos de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O estudo, de natureza qualitativa, evidenciou que os alunos dessas escolas, pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, não podem ser caracterizados como excluídos digitais, pois, além do acesso às diversas mídias, demonstram possuir diversas habilidades na utilização delas.

Biografía del autor/a

Lina Cardoso Nunes, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Psicologia Social (UGF/RJ) e Doutora em Educação (UFRJ). Professora da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora de problemas no contexto da relação Educação - 

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Universidade Estácio de Sá (RJ)

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ), cursos de Mestrado e Doutorado em Educação.

Citas

BARBALHO, A. Culturas, minorias e mídias: ou algumas questões postas ao liberalismo. In: BARBALHO, A; PAIVA, R. (Org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2003.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.

BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas, SP: Papirus, 2010.

BURSZTYN, M. No meio da rua: nômades, excluídos, viradores. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Petrópolis: Garamond, 2003.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHRISPINO, A. Binóculo ou luneta: os conceitos de política pública e ideologia e seus impactos na educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, n. 21-1/21-2, p. 61-90, jan./dez. 2005.

DEMO, P. Dureza: pobreza política de mulheres pobres. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

HARDGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEMOS, A.; COSTA, L. F. Um modelo de inclusão digital: o caso da cidade de Salvador. Revista de Economia Política de lãs Tecnologias de la Información y Comunicación, São Cristõvão, SE, v. VIII, n. 6, set. 2005. Disponível em: <http://www.eptic.com.br>. Acesso em: jul. 2011.

LOPES, C. A. Exclusão digital e a política de inclusão digital no Brasil – o que temos feito? Revista de Economia Política de lãs Tecnologias de la Información y Comunicación, São Cristõvão, SE, v. IX, n. 2, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.eptic.com.br>. Acesso em: jul. 2011.

MARTIN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2004.

MORAES, D, (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.

PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo. Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI e como você pode ajudar. São Paulo: Phorte, 2010.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. O poder midiático. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2005. p. 243- 252.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2008.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão social em debate. São Paulo: SENAC, 2006.

YUNUS, M. Um mundo sem pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ática, 2008.

ZAOUAL, H. Globalização e diversidade cultural. São Paulo: Cortez, 2003.

Publicado

2013-05-24

Cómo citar

Nunes, L. C., & Vilarinho, L. R. G. (2013). Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/26

Número

Sección

Artigos