Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares

Authors

  • Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá
  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Universidade Estácio de Sá (RJ)

Abstract

Nas relações estabelecidas entre desigualdades sociais e possibilidades educacionais favorecidas pela apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação, emerge a seguinte questão: como crianças e jovens, pertencentes a diferentes classes sociais, concretizam a sua relação / utilização das mídias? Para responder a essa indagação foram ouvidos gestores, professores e alunos de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. O estudo, de natureza qualitativa, evidenciou que os alunos dessas escolas, pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, não podem ser caracterizados como excluídos digitais, pois, além do acesso às diversas mídias, demonstram possuir diversas habilidades na utilização delas.

Author Biographies

Lina Cardoso Nunes, Universidade Estácio de Sá

Mestre em Psicologia Social (UGF/RJ) e Doutora em Educação (UFRJ). Professora da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora de problemas no contexto da relação Educação - 

Tecnologias da Informação e Comunicação.

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Universidade Estácio de Sá (RJ)

Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ), cursos de Mestrado e Doutorado em Educação.

References

BARBALHO, A. Culturas, minorias e mídias: ou algumas questões postas ao liberalismo. In: BARBALHO, A; PAIVA, R. (Org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2003.

BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2002.

BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudança. Campinas, SP: Papirus, 2010.

BURSZTYN, M. No meio da rua: nômades, excluídos, viradores. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Petrópolis: Garamond, 2003.

CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

CHRISPINO, A. Binóculo ou luneta: os conceitos de política pública e ideologia e seus impactos na educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, n. 21-1/21-2, p. 61-90, jan./dez. 2005.

DEMO, P. Dureza: pobreza política de mulheres pobres. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

HARDGREAVES, A. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LEMOS, A.; COSTA, L. F. Um modelo de inclusão digital: o caso da cidade de Salvador. Revista de Economia Política de lãs Tecnologias de la Información y Comunicación, São Cristõvão, SE, v. VIII, n. 6, set. 2005. Disponível em: <http://www.eptic.com.br>. Acesso em: jul. 2011.

LOPES, C. A. Exclusão digital e a política de inclusão digital no Brasil – o que temos feito? Revista de Economia Política de lãs Tecnologias de la Información y Comunicación, São Cristõvão, SE, v. IX, n. 2, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://www.eptic.com.br>. Acesso em: jul. 2011.

MARTIN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Senac, 2004.

MORAES, D, (Org.). Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.

PRENSKY, M. Não me atrapalhe, mãe – eu estou aprendendo. Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI e como você pode ajudar. São Paulo: Phorte, 2010.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.

______. O poder midiático. In: MORAES, D. (Org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2005. p. 243- 252.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2008.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão social em debate. São Paulo: SENAC, 2006.

YUNUS, M. Um mundo sem pobreza: a empresa social e o futuro do capitalismo. São Paulo: Ática, 2008.

ZAOUAL, H. Globalização e diversidade cultural. São Paulo: Cortez, 2003.

Published

2013-05-24

How to Cite

Nunes, L. C., & Vilarinho, L. R. G. (2013). Desigualdades sociais e acesso às mídias em ambientes escolares e familiares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/26

Issue

Section

Artigos