Os Desafios da Complexidade e a definição de novos saberes básicos
Resumo
Neste momento, em vários países, nomeadamente Portugal e Brasil, um dos principais debates no âmbito dos sistemas educativos, centra-se na problemática dos saberes essenciais e estruturantes que tornem os cidadãos melhor preparados perante os desafios da complexidade induzida pela aceleração científico-tecnológica. Torna-se, assim, pertinente realizar uma reflexão crítica acerca da natureza desses saberes e do modo como podem ser desenvolvidos. Procurou-se, através de pesquisa, evidenciar a congruência entre tais saberes teoricamente referenciados e recentes propostas curriculares feitas em Portugal para o ensino básico. Encara-se, por fim, o desafio que os projectos de inovação educacional centrados na aprendizagem de novas competências imprimem à formação de professores.
Referências
Bohen, D.B. Strengthening Teaching through national Certification. Educational Leadership. 58 (8), p. 50-53, 2001.
CACHAPUZ, A.; SÁ-CHAVES, I.; PAIXÃO, F. Saberes básicos de todos os cidadãos no séc. XXI. Relatório do Estudo apresentado ao Conselho Nacional de Educação. Jun. 2002.
Decreto-Lei nº 6/2001, in Diário da República-I Série-A, nº 15 de 18 de Janeiro. Lisboa: ME, 2001.
Directrizes Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1998.
FEITO ALONSO, R. Los retos de la escolaridad obligatoria. Barcelona: Ariel, 2000.
LE BOTERF, G. De la compétence à la navigation professionnelle. Paris: Les Éditions d´Organisation, 1997.
Lei de Directrizes e Bases. Lei nº 9.394. Brasília: MEC, 1996.
Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação (DEB), 2001.
Organização Curricular e Programas. 1º ciclo do Ensino Básico (2ª ed.). Lisboa: Ministério da Educação (DEB), 1998.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo-Brasil: Cortez, 2000.
MORIN, E.; LE MOIGNE, L. A inteligência do futuro. São Paulo-Brasil: Cortez, 2001.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books Inc, 1980.
PERRENOUD, D. Porquê construir competências a partir da escola? Cadernos Criap, Porto: ASA, 2001.
POSTMAN & WEINGARTNER, C. Teaching as a subversive activity. Penguin Educ., 1981.
Segovia Olmo, F.; Beltran Llera, J. El aula inteligente. Nuevo horizonte educativo. Madrid: Espasa, 1998.
SULEMAN, F. As competências profissionais-chave e a renovação dos perfis profissionais. In: CARNEIRO, Roberto (org.). O futuro da educação em Portugal: tendências e oportunidades. Lisboa: ME, 2001.
UNESCO. Educação um tesouro a descobrir, Relatório Delors (org.). Porto: ASA, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.