Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no financiamento do Ensino Médio

Autores

  • Terezinha Pereira Braz UNAES

Resumo

Esta análise prende-se ao trajeto dos recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), desde suas raízes, no Contrato de Empréstimo nº 1052/OC-BR assinado em 24 de novembro de 1997 pela República Federativa do Brasil e pelo BID, até o seu desdobramento em Mato Grosso do Sul, por meio das políticas do Ministério de Educação e Cultura, desenvolvidas na Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, em “Programa Melhoria e Expansão do Ensino Médio” (PROMED/Escola Jovem). Isso impõe explicitar, por meio dos estudos produzidos sobre o tema em questão, as determinações mais amplas desse financiamento, nascidas de Acordos de Cooperação entre o Brasil e o Banco Mundial, a que se vincula o BID, elucidando a relação do Brasil com esse organismo internacional, no longo percurso traçado desde a década de 1930 até a execução das ações do PROMED no Mato Grosso do Sul. A relação dos países em desenvolvimento com o Banco Mundial é o pano de fundo para que se compreenda os acordos de empréstimo, suas implicações e conseqüências.

Biografia do Autor

Terezinha Pereira Braz, UNAES

Doutoranda em Educação pela FEUSP. Professora da UNAES
e Técnica da Secretaria de Estado de Educação de MS.

Referências

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_____. O Banco Mundial e a educação brasileira: uma experiência de cooperação internacional. In: OLIVEIRA, Romualdo Portela. Política Educacional: impasses e alternativas. São Paulo: Cortez, 1995, p. 85-121.

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Publicado

2013-10-28

Como Citar

Braz, T. P. (2013). Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no financiamento do Ensino Médio. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/477

Edição

Seção

Dossiê