Njila ku kibuku : educação afrocêntrica e construção de novos modos de educar na escola pública
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1878Palavras-chave:
educação afrocêntrica, currículo, educação básicaResumo
Este artigo tem como proposta refletir sobre a docência e as experiências afrocêntricas na educação básica, particularmente na escola pública. Nosso objetivo incide em discutir a potencialidade do paradigma da afrocentricidade e dos princípios da educação afrocêntrica para a produção de outras políticas de conhecimento, outras perspectivas curriculares e outros modos de educar em relação às questões étnico-raciais na escola pública. O trabalho centra-se em uma metodologia qualitativa, tomando movimentos bibliográficos sobre o campo de estudo da Afrocentricidade e sobre as memórias pedagógicas afrocêntricas acerca de práticas vivenciadas na rede municipal de Salvador como dispositivo de investigação e espaço de produção de sentidos. Os alinhaves sugerem que as políticas de conhecimento produzidas desde a educação afrocêntrica contribuem para a vivência de modos de educar que rompem com a centralidade eurocêntrica e com a centralidade do racismo no currículo e promovem processos de aprendizagem centrados na própria cultura, história, produção intelectual e agência, fomentando o protagonismo discente e docente e estimulando aspirações educacionais, comunitárias, espirituais e engajamento cognitivo, que auxiliam sujeitos aprendentes e ensinantes a encontrarem o melhor de si.
Referências
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: A teoria da Mudança Social. Tradução: Ana Ferreira & Ama Mizani. Philadelphia: Afrocentricity International, 2014.
ASANTE, M. K. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In:
NASCIMENTO, E. L. (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica
inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 121-145.
BENEDICTO, R. M. Desafios para uma educação quilombista no Brasil. Curitiba: Appris, 2022.
CAVALLEIRO, E. S. O processo de socialização na educação infantil: a construção do silêncio e da submissão. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 9, n. 2, 1999. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/jhgd/article/view/39447. Acesso em: 6 dez. 2023.
DOVE, N. The afrocentric school [a blueprint]. New York: Universal Write Publications LLC, 2021.
FERREIRA, T. S. Njila ya kudilonga: leitura, literatura preta e práticas pedagógicas afrocêntricas nos anos iniciais do ensino fundamental. In: SANTIAGO, Jocevaldo (Org). Práticas de leitura com literatura negra. Salvador: Segundo Selo, 2023a. p.81-99.
FERREIRA, T. S. Njila ya kudilonga: experiências formativas e os caminhos para construção de práticas pedagógicas afrocêntricas. BARZANO, M. A. L.; SAMPAIO, M. C. J. (Org). Diálogos para uma educação antirracista. Feira de Santana: UEFS Editora, 2023b. p.49-68.
FERREIRA, Taisa de Sousa. Afrocentricidade e pedagogias de (re) existências: narrativas de experiências pedagógicas na Educação Básica. In: COPENE, 11., 2022, Recife. Anais [...]. Recife: UFPE, 2022. Disponível em: https://www.copene2022.abpn.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjYyMzciO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiZTRjYTY3ODlhZDY5NGEzNWM3MmE0NGU3MDVlYzg5ZjEiO30%3D Acesso em: 01 NOV. 2023.
FERREIRA, T. S.; RIOS, J. A. V. P. Currículo e afrocentricidade: movimentos de cuidado para construção de novos modos de educar. In: COLÓQUIO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE QUESTÕES CURRICULARES, 5.; FORMACCE, 6., 2021, Salvador. Anais [...]. Salvador: FACED-UFBA, 2021.
MADHUBUTI, H.; MADHUBUTI, S. Educação Afrocentrada: Seu valor, importância e necessidade no desenvolvimento de crianças negras. Journal of Education, Boston, v. 172, n. 2, 1990.
OLIVEIRA, F.; ABRAMOWICZ, A. Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 2, p. 209-26, ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/vg5K7QqcXTm9ZRfsW9WVgvj/?lang=pt. Acesso em: 1 nov. 2023.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Apresentação. In: BENEDICTO, R. M. Desafios para uma educação quilombista no Brasil. Curitiba: Appris, 2022. p.13-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Taisa De Sousa Ferreira, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.