Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1558

Palavras-chave:

Pedagogia Montessoriana, autonomia, avaliação

Resumo

O artigo sistematiza os dados e reflete sobre as informações coletadas com quatro professores e equipe gestora de uma escola montessoriana, com o objetivo de explicitar como acontece o processo de avaliação na Educação Infantil com ênfase na Pedagogia Montessoriana, bem como procura compreender o processo de desenvolvimento da autonomia das crianças inseridas nesta Pedagogia. A pesquisa foi realizada em uma escola de uma cidade do oeste do Estado de Santa Catarina, com a utilização de questionário aplicado via Google Forms. A análise dos dados segue a perspectiva qualitativa. A base teórica do estudo compõe-se por autores como Vasconcellos (1998), Villas Boas (2004), Montessori (1965, 1992, 2017), Hoffmann (2012a), Barlow (2006), dentre outros. Os resultados permitem entender e conceituar a avaliação na perspectiva montessoriana, bem como compreender de que maneira ela ocorre no contexto da Educação Infantil. Identificou-se que o foco do processo avaliativo está voltado para o desenvolvimento do educando, dando vazão ao exercício da liberdade de expressão, dentro do ritmo de cada criança, valendo-se do espaço e tempo próprio da infância que resulta no desenvolvimento de sua plena autonomia.

Biografia do Autor

Ritieli Anese, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Pedagoga pela Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF).

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Líder do grupo de Pesquisa Ética, educação e formação de professores, certificado pelo CNPq.  

Referências

ARAÚJO, Fabíola Pacheco. Planejamento pedagógico na educação infantil. 2010. Monografia (Pós-Graduação em Orientação Educacional e Pedagógica) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.

AZZI, Sandra. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividades docentes. São Paulo: Cortez, 1999. p. 35-60.

BARLOW, Michel. Avaliação escolar: mitos e realidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BORBA, Ângela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores e Associados, 2009. p. 65-74.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases DA Educação Nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 1996.

CARLINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Petrópolis: Vozes, 2017.

CORSINO, Patrícia (Org.). Educação Infantil: cotidiano e políticas. São Paulo: Cortez Associados, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GANDIN, Danilo. Planejamento na sala de aula. Porto Alegre: La Salle, 1994.

HAIDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 8. ed. São Paulo: Ática, 2011.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012a.

HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2012b.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora. 23. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1994.

JESUS, Degiane Amorim Dermiro de; GERMANO, Jéssica. A importância do planejamento e da rotina na educação infantil. In: JORNADA DE DIDÁTICA, 2., SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CEMAD, 1., Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013.

MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Campinas: Kirion, 2017.

MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.

MONTESSORI JÚNIOR, Mário. Educação para o desenvolvimento humano: para entender Montessori. Rio de Janeiro: Obrape, 1992.

ORGANIZAÇÃO MONTESSORI DO BRASIL [OMB]. 2021. Alguns Detalhes Característicos do Sistema Montessori. Omb.org [online], [s.l.], 2020.Disponível em: http://omb.org.br/wp-content/uploads/2020/10/DetalhesMontessori.pdf. Acesso em: 13 jul. 2023.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SILVA, Tânia Zanatta. Avaliação na Educação Infantil: um breve olhar na avaliação da aprendizagem. Rev. Thema, Pelotas, v. 9, n. 2, p. 1-14, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 9. ed. São Paulo: Libertad, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudanças. São Paulo: Libertad – Centro de Formações e Assessoria Pedagogia, 1998.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. Campinas: Papirus, 2008.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

Anese, R., & Nogaro, A. (2023). Avaliação e a autonomia da criança na Educação Infantil: estudo de caso em uma escola de orientação montessoriana. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 69–90. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1558