Conflitos e violência em escolas públicas estaduais em uma região de fronteira, Cáceres, MT: a percepção dos professores
Resumo
O presente texto é o resultado da pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso. O estudo objetiva conhecer o pensamento do quadro técnico-pedagógico das instituições públicas estaduais de ensino do município de Cáceres/MT sobre os conflitos e a violência na escola. A orientação metodológica da pesquisa é a qualitativa, utilizando fontes documentais, questionário e entrevista projetiva. Os resultados revelam que o quadro técnico-pedagógico relaciona os conflitos e a violência na escola à violência urbana.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
______. Sobre a violência. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
BAUDRILLARD, Jean; MORIN, Edgar. A violência do mundo. Rio de Janeiro: Anima, 2004.
CHARLOT, Bernard. Prefácio. In: ABRAMOVAY, Miriam; V ALVERDE, Danielle; BARBOSA, Diana; AVANCINI, Maria Marta; CASTRO, Mary Garcia. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: Unesco, 2005. p. 16-25.
DEBARBIEUX, Éric; BLAYA, Catherine. A violência nas escolas: dez abordagens européias. Brasília: UNESCO, 2002.
JARES, Xesús R. Educação e conflito: guia de educação para a convivência. Portugal-Porto: Asa Editores II, 2002.
MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Superintendência de Gestão Escolar. Conferência de Gestão Democrática do Ensino Estadual. Em foco: Gestão Democrática, 12 anos. Cuiabá, 2010.
MINAYO, Maria Cecília; ASSIS, Simone Gonçalves; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2001.
MULLER, Jean-Marie. O princípio de não-violência. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
ODALIA, Nilo. O que é violência. São Paulo: Brasiliense, 2004.
PINHEIRO, Paulo Sérgio; ALMEIDA, Guilherme Assis de. Violência urbana. São Paulo: Publifolha, 2003.
PROFESSORA agredida internada com TCE. Mais uma vítima do descaso tucanalha com a educação? Pergunte, Responda, Descubra, 23 mar., 2009. Yahoo respostas. Disponível em: <http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090324050326AAT0dKE>. Acesso em: 2 jul. 2011.
SANTOS, José Vicente Tavares dos (Org.). A violência na escola; conflitualidade social e ações civilizatórias. Educação e Pesquisa, v. 27, n. 1, p. 105-122, jan./jun. 2001.
VELASQUEZ, Miguel Granato. Hecatombe X ECA In: Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/infancia/doutrina/id527.htm>. Acesso em: 2 jul. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.