O velho Jornal: voz dos anseios socioeducativos em Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.768Resumo
O artigo realiza breve reflexão sobre o uso do jornal como fonte de pesquisa histórica. Tendo por referência o Jornal “O Operário”, apresenta aspectos importantes das mobilizações operárias no começo da século XX em Sorocaba, os interesses pela educação e as manifestações de articulistas feministas sobre o papel da mulher, o anarquismo e a luta social.
Palavras-chave: Educação. Classe Operária. O Operário.
Referências
ASSIS, Machado, A reforma pelo jornal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1954. (Obra completa).
BARREIRA, Luis Carlos. Escola, periodismo e vida urbana: imprensa operária e formação da classe trabalhadora em São Paulo (1888-1925), 2002. Disponível em: <http://sbhe.org.br>. Acesso em: 18 mar. 2014.
______. Contribuições da História da Escola Pública Sorocabana para a História da Educação Brasileira. In: LOMBARDI, Claudinei et al. (Org). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados: Histedbr, 2005.
BOSCHETTI, Vania Regina; FERREIRA, Valdelice Borghi. Discursos educacionais e imprensa: algumas leituras. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 7., Rio de Janeiro, Anais... 2009.
______. A cidade, os movimentos sociais operários e a educação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCATIVAS IBEROAMERICANAS, 2010. Anais... Barcelona, Espanha: Publicacions i Edicions UB, 2010.
CALONGA, Maurilio Dantielly. O jornal e suas representações: objeto ou fonte da História? In: ENCONTRO CENTRO-OESTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 1., 2012. Anais...Dourados, MS: Unigran, 2012.
CAMPOS, Raquel Discini. No rastro dos velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da História da Educação. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, v. 12, n. 1, p. 45-70, jan./abr. 2012. Disponível em: < http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/320/306>. Acesso em: 11 mar. 2014.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Uma introdução à história. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CARMO, Jefferson Carriello. Indústria têxtil, movimento operário e a questão das greves na cidade de Sorocaba. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 24., 2007, São Leopoldo, RS. Anais... São Leopoldo: Unisinos, 2007. CD-ROM.
FERREIRA. Valdelice Borghi. O movimento operário e a educação na imprensa sorocabana na Primeira República. 2009. 211f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2009.
LUCA, Tania Regina; MARTINS, Ana Luiza (Org.). História da imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia G. A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX. Caderno de Pesquisa, n. 104, p.144-161, jul. 1998.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SOUZA, Cássia Regina da Silva Rodrigues. Periódicos feministas do século XIX: um chamado à resistência feminina. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-RIO, 15., 2012. Anais... Rio de Janeiro, 2012.
THOMPSON, Edward Palmer. A mídia e a modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
Fonte Primária
O Operário. Edições de 1909 a 1913. Gabinete de Leitura Sorocabano. Sorocaba, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.