A expulsão dos mercadores do templo: um estudo da usura na pintura de Giotto di Bondone
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.767Resumo
O objetivo deste texto é analisar a pintura de Giotto di Bondone (1267-1337), A expulsão dos vendilhões do templo. A investigação é desenvolvida pelo olhar da História da Educação e os pressupostos teóricos são provenientes da História Social, a qual nos permite dialogar com várias áreas do conhecimento e utilizar a produção imagética como fonte de pesquisa. Nossas reflexões serão direcionadas pelas inquietações acerca da expansão comercial do século XIII, advento que propiciou o surgimento de novas necessidades e questionou valores da tradição cristã. Em consequência, a Igreja se deparou com o embate em manter a crença em seus dogmas e legitimar atividades comerciais que mantinham o êxito da sociedade. Assim, nos dedicamos a estudar a pintura de Giotto investigando a hipótese de que a formação do homem do século XIII é direcionada pela necessidade de equilibrar os valores espirituais e terrestres.
Palavras-chave: Educação. Expansão commercial. Iconografia.
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. História da Arte Italiana. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Edições Paulinas, 1985.
FRANCO JÚNIOR, Hilário. A idade média: nascimento do ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
GIOTTO DI BONDONE. A expulsão dos vendilhões do templo. Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8c/Giotto_-_Scrovegni_-_-27-_-_Expulsion_of_the_Money-changers_from_the_Temple.jpg>
LE GOFF, Jacques. A bolsa e a vida: economia e religião na Idade Média. São Paulo: Brasiliense, 2004.
______. As raízes medievais da Europa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
______. Para uma outra Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, Terezinha. O pecado da ira no mestre Tomás de Aquino: um estudo sobre os costumes e educação no século XIII. In: OLIVEIRA, Terezinha. Ensino debate na Universidade Parisiense do século XIII: Tomás de Aquino e Boaventura de Bagnoregio. Maringá: Eduem, 2012.
PEREIRA, Maria Cristina C. L. Da conexidade entre texto e imagem no Ocidente medieval. In: OLIVEIRA, Terezinha; VISALLI, Angelita Marques (Org.). Leituras e imagens da Idade Média. Maringá: Eduem, 2011. p. 131-148.
TOMÁS DE AQUINO. Sobre o saber (De magistro), os sete pecados capitais. Trad. e estudos introdutórios de Luiz Jean Lauand. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
WOLF, Norbert. Giotto. Lisboa: Taschen, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.