Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ­ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino ­Fundamental

Autores

  • Simone Marques Lima Rede Pública Estadual, MT
  • Ademar de Lima Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso, MT

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.761

Resumo

O presente artigo é resultado pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática. Indagou-se: o professor graduado em Pedagogia, para ensinar a Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, enfrenta que desafios? Optou-se pela pesquisa qualitativa interpretativa. Analisou-se a organização dos currículos de cinco cursos de Licenciatura em Pedagogia no Estado de Mato Grosso e os depoimentos de oito professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública municipal de Rondonópolis, MT. Os resultados evidenciam que os desafios enfrentados para ensinar a Matemática nos primeiros anos de escolarização se inserem em questões centradas, na formação do professor e na organização da escola, e têm, primordialmente, natureza pedagógica.

Palavras-chave: Formação de Professores. Pedagogia. Ensino da Matemática.

 

Biografia do Autor

Simone Marques Lima, Rede Pública Estadual, MT

Graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFMT. Professora da rede pública estadual/MT.

Ademar de Lima Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso, MT

Doutor em Educação/UNESP/Marília. Professor Associado do Depto. de EDU e PPGEDU/CUR/UFMT.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Lima, S. M., & Carvalho, A. de L. (2014). Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ­ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino ­Fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (37), p. 201–214. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i37.761

Edição

Seção

Artigos