Ações colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino

Autores

  • Ana Paula de Freitas Centro Universitário Moura Lacerda

Resumo

Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades de que professores construam conhecimentos sobre práticas de ensino e representações de alunos com deficiência por meio de ações colaborativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu mediante encontros realizados entre a pesquisadora e uma professora de uma sala de aula de 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Todos os encontros foram audiogravados e/ou registrados em diário de campo. As reuniões se configuraram como um momento em que foi possível a discussão sobre o aluno com deficiência e seus modos de participação, bem como sobre as possibilidades de práticas pedagógicas. O trabalho colaborativo apresenta-se como um espaço para que o docente possa refletir sobre sua prática, encontrar caminhos para transformá-la e tornar-se mais seguro em sua ação educativa.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Práticas de Ensino. Ação Colaborativa.

Biografia do Autor

Ana Paula de Freitas, Centro Universitário Moura Lacerda

Doutora em Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda.

Referências

BRASIL, Congresso Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União n. 248, de 23/12/96 – Seção I, p. 27833. Brasília, 1996.

DAINEZ, Debora. A inclusão escolar de crianças com deficiência mental: focalizando a noção de compensação na abordagem histórico-cultural. 2009. 148 p. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2009.

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto; FERREIRA, Julio Romero. Sobre inclusão, políticas públicas e práticas pedagógicas. In: GÓES, Maria Cecilia Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Frizman (Orgs.). Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 21-48

FERREIRA, Maria Cecilia Carareto. Os movimentos possíveis e necessários para que uma escola faça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; VICTOR, Sonia Lopes (Orgs.). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: Edufes, 2006. p. 139-154.

FREITAS, Ana Paula de; MONTEIRO, Maria Inês Bacellar. (In)apropriações das práticas pedagógicas na educação de alunos com necessidades educacionais especiais. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 33., 2010, Caxambu, MG. Anais eletrônicos... Caxambu. ISSN 2175-8484. Disponível em: <http://www.anped.org.br/33encontro/internas/ver/trabalhos-gt15>.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Desafios da inclusão de alunos especiais: a escolarização do aprendiz e sua constituição como pessoa. In: GÓES, Maria Cecilia Rafael de; LAPLANE, Adriana Lia Frizman (Orgs.) Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004, p. 69-91.

JESUS, Denise Meyrelles de. Formação Continuada: constituindo um diálogo entre teoria, prática, pesquisa e a educação inclusiva. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; VICTOR, Sonia Lopes (Orgs). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. Vitória: Edufes, 2006, p. 203-218

______. Vozes e narrativas na ação grupal: trajetórias de formação de professores-pesquisadores na perspectiva da inclusão escolar. In: JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida Corrêa; VICTOR, Sonia Lopes. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 166-175.

JOBIM E SOUZA, Solange. Dialogismo e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisas acadêmica: questões éticas e metodológicas. In: FREITAS, Maria Teresa; JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia (Orgs.). Ciências humanas e pesquisa. Leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2003. p. 26-38. (Coleção Questões da nossa época, v. 107).

LUNARDI-LAZZARIN, Marcia Lise; MACHADO, Fernanda de Camargo. Polivalentes, generalistas e tolerantes: formando professores na lógica inclusiva. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 32., 04 a 07 de outubro de 2009, Caxambu, MG. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPED, 2009. ISSN 2175-8484. Disponível em: <http://www.anped.org.br/app/webroot/reunioes/32ra/arquivos/trabalhos/GT15-5418--Int.pdf>.

MURDOCH, Bruce E. Desenvolvimento da fala e distúrbios da linguagem: uma abordagem neuroanatômica e neurofisiológica. Rio de Janeiro: Revinter, 1997.

VYGOTSKI, Lev Semiónovic. Fundamentos da Defectologia. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1997. Tomo 5.

______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

de Freitas, A. P. (2013). Ações colaborativas: possibilidades de construção de conhecimentos sobre práticas de ensino. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (36). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/698

Edição

Seção

Artigos