As transformações industriais do estado de Mato Grosso do Sul e suas relações com a implantação de novas políticas educacionais de formação profissional de nível médio no município de Ponta Porã
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as transformações econômicas ocorridas no Estado sul-mato-grossense e suas relações com as políticas de formação profissional, mais especificamente a implantação dos cursos de ensino médio integrado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, no município de Ponta Porã. Esse objetivo parte das seguintes hipóteses: as políticas educacionais de formação profissional aparecem sempre com caráter economicista e pragmático, com a finalidade de “treinar” mão de obra para atendera os arranjos produtivos locais e momentâneos sob a influência da organização do trabalho e das novas formas de reestruturação produtiva. Nesse sentido, a partir de 2004 com a possibilidade do ensino médio integrado, percebe-se um movimento que transita entre a relação trabalho, ciência e cultura e a formação estritamente técnica caracterizada pelo dualismo entre formação geral e profissional. Para atingir os objetivos propostos, o caminho percorrido foi o histórico-analítico em que adotamos dois procedimentos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A pesquisa, ainda, assume um caráter explanatório, descritivo e interpretativo do tema.
Referências
ABREU, Silvana de. Planejamento governamental: a Sudeco no espaço mato-grossense contexto, propósitos e contradições. 2001. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2001.
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pósneoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AZEVEDO, José Roberto Nunes de. Expansão da agroindústria canavieira no Mato Grosso do Sul: relação capital x trabalho e reconfiguração espacial. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, 2008.
AZEVEDO, José Roberto Nunes de; THOMAZ JR., Antonio. A aliança entre Estado e capital na agroindústria canavieira sul-mato-grossense. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, 16., realizado de 25 à 31 de julho de 2010, Porto Alegre, RS. Anais... Porto Alegre, 2010. p. 01-10. Disponível em: <http://www.agb.org.br/xvieng/anais/edp.php?orderBy=inscricoes.nome>. Acesso em: 11 out. 2011.
______. Expansão do capital canavieiro e exploração do trabalho na agroindústria canavieira sul-mato-grossense. In: JORNADA DO TRABALHO DINÂMICA TERRITORIAL DO TRABALHO NO SÉCULO XXI: em busca dos sujeitos que podem emancipar a sociedade para além do capital, IX., 10 a 13 de outubro de 2008, UFG/Catalão/GO. Disponível em: <http://www4.fct.unesp.br/ceget/IXJornada/jose%20roberto%20-%20IX%20JORNADA.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.
BRASIL. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, 1995.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal, Brasília, 2007.
______. Decreto n. 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2o do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional . Disponível em: <http://portal.mec.gov>. Acesso em: 2 jun. 2011.
______. Decreto n. 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 2 jun. 2011.
______. Decreto n. 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 21 jun. de 2011.
______. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. Lei n. 11.534, de 25 de outubro de 2007. Dispõe sobre a criação de Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dá outras providências. Disponível em: <http://www.leidireto.com.br/lei-11534.html>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnologia, 2009. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Campi Ponta Porã, 2010. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/rightsidebar/campi/ponta-pora/>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. Ministério da Educação, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=717&id=12351&option=com_content&view=article>. Acesso em: 3 jun. 2011.
______. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 2009. Disponível em: <http://catalogonct.mec.gov.br/introducao.php>. Acesso em: 4 jun. 2011.
______. Chamada Pública MEC/SETEC n. 002/2007. Chamada Pública de Propostas para constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET.
______. Plano de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica – Fase II, 2007. Disponível em: <www.mec.gov.br>. Acesso em: 4 jun. 2011.
______. Conselho Estadual de Educação. Disponível em: <www.cee.ms.gov.br>. Acesso em: 26 jul. 2011.
______. Zoneamento Ecológico Econômico - Mato Grosso do Sul - 2008. Referências ambientais e socioeconômicas para a gestão do território de Mato Grosso do Sul , 2008. v. I.
______. Lei Complementar n. 22, de 15 de abril de 2005. Institui o Programa de Incentivos para o desenvolvimento econômico e industrial de Ponta Porã – Indusporã e dá outras providências.
CARMO, Jefferson Carriello do Carmo. Política de educação e desenvolvimento industrial na gênese da constituição do estado do Mato Grosso do Sul e do município de Campo Grande (1970-1980). In: JORNADA DO HISTEDBR, 10., “História da Educação: Intelectuais, Memória e Política” Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Caderno de resumos... Vitória da Conquista, BA, 2011.
CIAVATTA, Maria. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores (Rio de Janeiro, 1930-60). Rio de Janeiro: Lamparina, CNPq, FAPERJ, 2009.
FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO MATO GROSSO DO SUL (FIEMS). A indústria de Mato Grosso do Sul – Estudos setoriais. Disponível em: <http://www.fiems.org.br/arquivos/in_radar_industrial/1237213082.pdf>. Acesso em: 10 out. 2011.
______. Desempenho industrial 2009. Disponível em: <http://www.fiems.org.br/arquivos/in_radar_industrial/1267802520.pdf>. Acesso em: 4 jun. 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 619-638, jul.-set. 2011.
GALERA, Mauricio Martorelli. A inserção dos frigoríficos exportadores de Mato Grosso do Sul no mercado global. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Humanas, Dourados, 2011.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL (IFMS). Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, 2010. Disponível em: <http://www.ifms.edu.br/leftsidebar/institucional/oinstituto/estatuto/>. Acesso em: 26 jun. 2011.
______. Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 2011.
PREFEITURA DE PONTA PORÃ. Iniciada construção de escola técnica em Ponta Porã. Disponível em: <http://www.pontapora.ms.gov.br/index.php?pagina-noticias-ver&id_noticia-964>. Acesso em: 15 abr. 2011
OLIVEIRA, Francisco de. A dominação globalizada: estrutura e dinâmica da dominação burguesa no Brasil. In: BASUALDO, Eduardo M.; ARCEO, Enrique. Neoliberalismo y sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2006. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/grupos/basua/C08DeOliveira.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2011.
PEREIRA, Marcelo Castro. Expansão da cadeia sucroalcooleira em Mato Grosso do Sul: dinâmica e determinantes. 2007. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento sustentável do Agronegócio) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade de Brasília e Universidade Federal de Goiás, Campo Grande, 2007.
PERONI, Vera. Política educacional e papel do Estado no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.
POCHMANN, Marcio. O emprego na globalização: a nova divisão internacional do trabalho e os caminhos que o Brasil escolheu. São Paulo: Boitempo, 2002.
______. Força de trabalho e tecnologia no Brasil: uma visão de história com foco atual na produção da cana-de-açúcar. Rio de Janeiro: Revan, 2009.
PONTA Porã recebe Geraldo Resende com entusiasmo. Disponível em: <http://www.geraldoresende.com.br/imprensa/noticias/eleicoes-2010/ponta-pora-recebe-geraldo-resende-comentusiasmo>. Acesso em: 15 abr. 2011.
RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, set. 2011.
______. O ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-787, set. 2011.
______. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto alegre: Artmed, 2010.
ROTHEN, José Carlos; CONTI, Celso Luiz Aparecido. Política pública, o trabalho e a formação docente. Referências para uma agenda de pesquisa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 4, n. 2, p. 37-49, nov. 2010. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 29 jul. 2011.
SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 1999.
SAVIANI, Dermeval. O plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, out. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf>. Acesso em: 21 jun 2011.
SENNA, Ester. Política educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais: análise e diagnóstico (1980 – 1990). Campo Grande, MS: UFMS, 2000.
TUPPY, Maria Isabel Nogueira. Inserção profissional e imaginário social. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 27., 21-24 nov. 2004. Anais... Caxambu, MG, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br >. Acesso em: 23 jun. 2011.
VIEIRA, Evaldo. Democracia e política social. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1992. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.