Implicações do público não estatal para a gestão escolar democrática, pelas vias do programa Dinheiro Direto na Escola.

Autores

  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos UFPA

Resumo

O texto trata do resultado de acúmulos teóricos e reflexões sobre o público-não estatal e a gestão democrática, a partir do projeto de pesquisa sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola, pela via das unidades executoras (Conselhos Escolares em Belém), criadas para gerenciar tais recursos financeiros e objetiva dialogar com aqueles que se interessam pela temática e buscam uma sociedade mais democrática e participativa. No texto procurou-se estabelecer nexos entre as políticas focalizadoras implementadas nos últimos anos e a diminuição do papel do Estado brasileiro, na direção de seu encolhimento, que é uma tendência mundial, com o concurso das organizações não governamentais enquanto instituições importantes para a sociedade. Tais organizações são identificadas com o “Terceiro Setor”.

Biografia do Autor

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, UFPA

Doutora em Educação pela UNIMEP. Professora do Programa
de Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia
da UFPA.

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Publicado

2013-10-28

Como Citar

Santos, T. F. A. M. dos. (2013). Implicações do público não estatal para a gestão escolar democrática, pelas vias do programa Dinheiro Direto na Escola. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (18). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/474

Edição

Seção

Dossiê