A aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: viver e conviver na virtualidade

Autores

  • Eliane Sclemmer UNISINOS

Resumo

Esse artigo apresenta uma discussão sobre a aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais (TDs) explicitando algumas teorias e as concepções epistemológicas. Realiza uma análise das transformações sociais e das novas formas de pensamento oriundas das mudanças dos meios tecnológicos, ressaltando a aprendizagem em Ambientes Virtuais, Comunidades Virtuais e Mundos Virtuais a partir das percepções dos sujeitos sobre o seu processo, quando imersos nesses ambientes.

Biografia do Autor

Eliane Sclemmer, UNISINOS

Doutora em Informática na Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Rio
dos Sinos – UNISINOS.

Referências

AIRES, Joanez A.; ERN, Edel. Os softwares educativos são interativos. Informática na educação: teoria e prática, Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, Pós-Graduação em Informática na Educação, v. 5, n. 1, p. 79-87, maio 2002.

BECKER, Fernando. Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Building Learning Communities in Cyberspace - effective strategies for the online classroom. São Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1999.

SCHLEMMER, Eliane. A representação do espaço cibernético pela criança, na utilização de um ambiente virtual. 1998. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

_____. AVA: um ambiente de convivência interacionista sistêmico para comunidades virtuais na cultura da aprendizagem. 2002. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS.

SCHLEMMER, Eliane et al. Projeto Pedagógico Comunicacional do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA 2.0. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, 2001.

_____. Princípios e pressupostos norteadores para a construção de uma nova graduação. São Leopoldo: UNISINOS, 2002.

SCHLEMMER, Eliane; BACKES, Luciana; ANDRIOLI, Aline; DUARTE, Carine Barcellos. AWSINOS: Construção de um Mundo Virtual. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL – SIGRADI, 8., 2004, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2004. CD-ROM.

SCHLEMMER, Eliane; BORBA, Marcelo Hernandes; BICCA, Felipe Maino; MUSSE, Soraia Raupp; FAGUNDES, Themis; PEZZINI, Anete Amorim. Mariá, um agente comunicativo. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL – SIGRADI, 8., 2004, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 2004. CD-ROM.

Downloads

Publicado

2013-09-23

Como Citar

Sclemmer, E. (2013). A aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: viver e conviver na virtualidade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/451

Edição

Seção

Dossiê