Saber científico – conhecimento específico – saber escolar e a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.234Resumo
Neste artigo, pretendemos abordar a relação entre o saber “sábio” ou científico, o “conhecimento específico” na formação do professor para atuar na escola básica e o saber escolar, tendo como foco o conhecimento matemático a ser desenvolvido na licenciatura em matemática. Buscamos as contribuições de teóricos do campo como Chevallard, Chervel, Lopes e Macedo, Tardif e Shulman para subsidiar as nossas reflexões. Com base nesses referenciais podemos considerar que as disciplinas acadêmicas, assim como as escolares, não são simplesmente recortes didatizados de um campo cientifico, são construtos sociais, constituídos de: conteúdos e práticas, frutos de uma transposição didática; de finalidades; de elementos pedagógicos e de outros elementos organizados de modo a manter uma unidade científica e didática. No caso das disciplinas específicas da licenciatura, elas devem incluir o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo e também o curricular, conforme propõe Shulman.Palavras-chave
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