Saber científico – conhecimento específico – saber escolar e a formação de professores

Autores/as

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.234

Resumen

Neste artigo, pretendemos abordar a relação entre o saber “sábio” ou científico, o “conhecimento específico” na formação do professor para atuar na escola básica e o saber escolar, tendo como foco o conhecimento matemático a ser desenvolvido na licenciatura em matemática. Buscamos as contribuições de teóricos do campo como Chevallard, Chervel, Lopes e Macedo, Tardif e Shulman para subsidiar as nossas reflexões. Com base nesses referenciais podemos considerar que as disciplinas acadêmicas, assim como as ­escolares, não são simplesmente recortes didatizados de um campo cientifico, são construtos sociais, constituídos de: conteúdos e práticas, frutos de uma transposição didática; de finalidades; de elementos pedagógicos e de outros elementos organizados de modo a manter uma unidade científica e didática. No caso das ­disciplinas específicas da licenciatura, elas devem incluir o conhecimento do conteúdo específico, o conhecimento pedagógico do conteúdo e também o curricular, conforme propõe Shulman.
Palavras-chave

Biografía del autor/a

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Doutora em Educação Matemática – Puc/SP. Professora da Universidade de Uberaba.

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Publicado

2013-06-10

Cómo citar

Resende, M. R. (2013). Saber científico – conhecimento específico – saber escolar e a formação de professores. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.234

Número

Sección

Dossiê