História das instituições escolares: desafios teóricos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.212Resumo
O presente artigo, reconhecendo a importância que os estudos históricos das instituições escolares vêm adquirindo no campo da historiografia educacional mais recente, busca realizar uma breve reflexão sobre os riscos teórico-metodológicos que podem comprometer o alcance de resultados cientificamente significativos para a área de conhecimento. Sem censurar as inovações, indica que é preciso entendê-las no campo do confronto ideológico que envolve a escolha de referenciais científicos. Espera-se trazer uma contribuição ao debate, com um posicionamento no âmbito do materialismo histórico-dialético.
Referências
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.
LOMBARDI, José C.; CASIMIRO, Ana Palmira B. S.; MAGALHÃES, Livia Diana R. (Orgs.). História, cultura e educação. Campinas: Autores Associados, 2006.
LOMBARDI, José C.; NASCIMENTO, Maria Isabel M. (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR; Curitiba: PUCPR; Palmas: UNICS; Ponta Grossa: UEPG, 2004.
NOSELLA, Paolo, BUFFA, Ester. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. In: Navegando na história da educação brasileira. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 23 abr. 2008.
SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel. M.; SANDANO, Wilson; LOMBARDI, José C.; SAVIANI, D. (Orgs.). Instituições escolares no Brasil. Conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR; Sorocaba: Uniso; Ponta Grossa: UEPG, 2007. p. 75-93.
______. História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista Histedbr. On-Line. Número especial, ago. de 2006. Disponível em: <www.histedbr.fae.unicamp.br>. Acesso em: 20 abr. 2008.
______. Perspectivas atuais da história da educação. In: SCHELBAUER, A. R.; LOMBARDI, J. C.; MACHADO, M. C. G. (Orgs.). Educação em debate. Perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 23-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.