As crianças indígenas em escolas da cidade: os conflitos e as tensões nas relações escolares

Autores/as

  • Carlos Magno Naglis Vieira

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(10)

Palabras clave:

Crianças indígenas em contexto urbano, espaço escolar, conflitos e tensões.

Resumen

O artigo, que resulta de uma pesquisa de doutorado, busca descrever os conflitos e as tensões nas relações entre as crianças indígenas e os demais atores que circulam no espaço de uma escola da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. Com uma metodologia de caráter qualitativo que estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s), tendo como eixo de interpretação os processos históricos que produzem sentidos e os significados que realçam ainda mais as relações de poder que hierarquizam as diferentes culturas, o texto está amparado por reflexões teóricas que situam-se no campo dos estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos autores do grupo Modernidade/Colonialidade. Como os estudos com crianças indígenas em contexto urbano, foco desse artigo, ainda despertam pouco interesse dos pesquisadores, apesar de nos últimos dez anos verificar um crescimento, ainda tímido, sobre a temática, o estudo pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista, como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.

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Publicado

2016-07-26

Cómo citar

Naglis Vieira, C. M. (2016). As crianças indígenas em escolas da cidade: os conflitos e as tensões nas relações escolares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 167–184. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(10)

Número

Sección

Artigos