Rui Barbosa e a educação brasileira: métodos e programas

Autores/as

  • Najla Mehanna Mormul
  • Maria Cristina Gomes Machado UEM

Resumen

Este trabalho discute o método e o programa propostos por Rui Barbosa (1849-1923) para o ensino primário brasileiro, no final do século XIX, ao escrever os pareceres acerca da “Reforma do Ensino Primário e as Várias Instituições Complementares” em 1883. Este consiste em um importante documento que permite entender o contexto histórico brasileiro da época e evidenciar como ele ambicionava promover a escolarização popular de modo a ascender o país política e economicamente. Pretende-se verificar como o programa poderia colaborar no processo de consolidação política da nação brasileira; para isso, lançou-se mão do método de investigação histórica, com o intuito de entender o objetivo proposto. Rui Barbosa atribuía ao método boa parte do caos em que se encontrava o ensino e se mobilizou na apresentação de um novo método, capaz de reformá-lo. Não obstante as concepções que nortearam a seleção dos conteúdos de ensino que Rui Barbosa defendia, estas definiram as suas finalidades e revelaram a configuração de um projeto audacioso e rico. Seu projeto estava claramente direcionado para a modernização do país, para a moralização do povo, assim como para a formação do cidadão-patriótico por meio da educação.

Biografía del autor/a

Najla Mehanna Mormul

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá.

Maria Cristina Gomes Machado, UEM

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Maringá e pesquisadora do CNPq.

Citas

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Publicado

2013-05-31

Cómo citar

Mormul, N. M., & Machado, M. C. G. (2013). Rui Barbosa e a educação brasileira: métodos e programas. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (32). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/97

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Artigos